Você sabe o que significa quando o resultado do exame de sorologia apresenta IgG positivo e IgM/IgA negativo?

As Imunoglobulinas IgG, IgM e IgA são anticorpos. Eles agem em forma de reação imunológica a antígenos (por exemplo, as proteínas do vírus)  com os quais entramos em contato ou presentes em nosso organismo. 

Suspeita ter sido infectado ou está com Coronavírus? Nesse texto respondemos algumas dúvidas frequentes sobre os exames.


Meu exame deu IgG positivo e IgM/IgA negativo: o que isso significa em relação a COVID-19?

Na COVID-19 os anticorpos de fase aguda da doença, que são os IgM ou IgA, aparecem em torno do 10º dia de sintomas. Já os anticorpos do tipo IgG são produzidos posteriormente pelo organismo e geralmente aparecem a partir do 15º dia de contágio. Eles podem permanecer por meses ou anos no nosso organismo.

Se o resultado do exame detecta IgG reagente e IgM/IgA não-reagente, significa que o paciente teve infecção há pelo menos 3 semanas e pode estar imunizado, porém ainda não há evidências científicas sólidas que afirmem o tempo de duração dessa imunização.  
 

Com quanto tempo devo repetir o exame de sorologia para ver se houve mudanças?

O período ideal para realizar o exame sorológico é após o 10º dia do início dos sintomas, pois antes desse período temos uma baixa sensibilidade e uma probabilidade maior de ter um resultado falso-negativo.

Como alguns casos apresentam resultados falsos-positivos de IgM/IgA, é preciso repetir o exame no período de 7 dias e verificar se houve mudanças ou o surgimento de IgG.
 

Se meu resultado deu positivo para Coronavírus, mas eu não tenho sintomas, sou considerado paciente assintomático?

Sim, se o resultado do exame diagnosticou a COVID-19, mas você não sentiu nenhum indício da doença, pode ser considerado um paciente assintomático. 
 

Confira as principais dúvidas em relação aos resultados do teste para COVID-19:


Fiz teste rápido para COVID-19, deu resultado positivo para IgM e negativo para IgG.  Depois de ir a um hospital, fiz teste de coleta de material no nariz e língua e o resultado foi negativo. Hoje refiz o teste rápido e novamente deu IgM reagente e IgG negativo. Isso significa que estou com coronavírus?

Os testes rápidos são capazes de detectar antígenos do vírus na infecção e identificar a presença de anticorpos contra o próprio vírus. Eles são usados  em situações específicas e são exames que não possuem acurácia igual aos testes sorológicos ou testes moleculares.  Testes rápidos para IgM e IgG são realizados através da coleta de sangue venoso. Testes rápidos para antígenos do vírus por coleta com "swab" nasal (secreção de nasofaringe). Os resultados desse exame podem apresentar diagnósticos falsos-negativos ou falsos-positivos com maior frequência que a sorologia e provas moleculares..
 

A falta de jejum no exame de sorologia pode alterar o resultado de IgM e IgG?

Não, o jejum não é necessário em nenhum tipo de teste.
 

Não fui infectado e nem tenho sintomas de coronavírus. Através deste exame posso saber se estou imune ao COVID-19?

O exame sorológico indica se o organismo desenvolveu anticorpos para o novo Coronavírus, porém até o momento não há evidências científicas sobre a imunidade adquirida ao Coronavírus. 


Se IgM e IgG derem positivo, significa necessariamente que estou com COVID-19 ou podem ser outros tipos de vírus?


Na sorologia, pode acontecer o diagnóstico falso-positivo. Isso ocorre devido a uma reação cruzada, ou seja, os anticorpos que estão presentes no organismo para outros tipos de vírus podem reagir na hora do exame e apresentar um resultado positivo. Na sorologia para COVID-19, por exemplo, o paciente vacinado contra a gripe e outros tipos de infecção podem apresentar o resultado falso-positivo.
 

Você sabia que pode haver relações entre os tipos sanguíneos e o Coronavírus?

 

Tags