Você sabe qual o melhor exame para detectar COVID-19? Nesse texto explicamos sobre os exames de RT-PCR, sorologia e testes rápidos, que existem no mercado atualmente e qual é o melhor para detectar a doença.

Quais os tipos de exames para Coronavírus?

Existem três tipos de exames para detectar Coronavírus. Entenda a diferença entre os exames de sorologia e RT-PCR e sobre os testes rápidos:

  • Sorologia:Avalia se houve ou não infecção prévia ou contato com o vírus e possuem menor sensibilidade que o teste de RT-PCR.

  • PCR: É uma metodologia considerada padrão ouro que detecta o material genético do vírus em amostras respiratórias. 

  • Testes rápidos: São testes emergenciais que não possuem a mesma precisão dos demais exames.

Qual o melhor exame para detectar COVID-19?

Atualmente o melhor exame para detectar a COVID-19 é o de RT-PCR.  O teste mostra se o paciente está com a doença. É uma metodologia considerada padrão ouro, que se utiliza de biologia molecular para detectar diretamente o SARS-CoV-2 na secreção respiratória do paciente. O teste é recomendado para o diagnóstico de COVID-19 em pacientes sintomáticos e pode detectar a carga viral até o 12º dia de sintomas. É um teste confirmatório que possui alta sensibilidade.

Qual a probabilidade do exame dar um resultado errado?

De acordo com o estudo feito pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, as chances de os testes rápidos apresentarem um resultado de falso-positivo são bem altas, quase em 50% das pessoas testadas.

A Organização Mundial da Saúde não recomenda esse tipo de teste para diagnosticar a COVID-19 e aconselha o exame RT-PCR para menor risco de resultados falsos-positivos. 

Onde fazer teste de COVID-19 para saber se estou infectado?

Saber onde fazer os exames de Coronavírus com confiança e segurança é importantíssimo! Conheça nossas unidades e escolha a mais perto de você.

Quem já pegou Coronavírus pode pegar de novo? Esse é um questionamento frequente para todos, entenda mais sobre o assunto! 

Tags