Agendar consulta

 

Há diversos fatores causadores de barriga inchada. Dentre os mais comuns, podemos citar gastrite, prisão de ventre e síndrome do intestino irritável. 

O tratamento e as formas de aliviar a sensação variam de acordo com cada caso em específico, sendo necessária a avaliação profissional. 

Barriga inchada: o que é?

É quando o abdômen fica estufado, cheio de gases ou sensação de empachamento, sendo popularmente chamado de "estômago alto". 

Barriga inchada pode ser sintoma de alguma doença?

Sim. Pode ser um sintoma que indica: gastrite, sinal de obstrução intestinal por algum tipo de câncer, alteração da flora intestinal, intoxicação alimentar com diarreia e doença inflamatória intestinal. 

Quais as principais causas da barriga inchada?

Barriga estufada ou inchada pode acontecer por diversos motivos. Dentre eles, podemos citar: 

Período menstrual ou TPM 

A menstruação pode gerar estufamento caso a paciente tenha endometriose, o que altera o peristaltismo (movimento do intestino), causando barriga inchada. 

Gases

A barriga inchada pode se manifestar por conta da presença de gases intestinais em excesso. É ainda mais frequente em pessoas que sofrem prisão de ventre. 

Quando não associada a outros sintomas, pode ser comum. Caso contrário, é importante investigar. 

Gravidez

No início, a gestante tem mais refluxo devido ao aumento dos hormônios da gestação e, após o 7º mês, mais constipação. Isso gera estufamento, barriga inchada pela má digestão alimentar e alteração intestinal pela presença do feto já maior dentro do útero, que vai comprimindo as alças intestinais. 

Excesso de peso

O excesso de peso é outro fator a ser considerado. Nesse caso, é fundamental avaliação profissional para que sejam traçadas estratégias saudáveis de emagrecimento atreladas ao exercício físico. 

 

Agendar consulta

 

Como evitar barriga inchada?

Os pontos básicos para evitar barriga inchada são:  

  • Mastigar bem os alimentos; 
  • Comer devagar e a cada duas horas; 
  • Comer bem antes de ir dormir; 
  • Controlar o hábito intestinal para que seja diário; 
  • Fazer exercícios físicos regularmente. 

Barriga inchada: quando devo procurar um médico?

Buscar auxílio médico é necessário quando a barriga inchada permanece por dias, sem melhora e associada a vômitos ou diarreia. Para avaliar riscos de problemas mais graves, é fundamental realizar exames de check-up

 

Agendar consulta