A hepatite B é um tipo de hepatite viral que compromete o fígado. É causada pelo vírus da hepatite B (HBV), que pode ser detectado no sangue e nas secreções.
Sua transmissão é por via parenteral (compartilhamento de agulhas e seringas, tatuagens, piercings, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos) e, principalmente, pela via sexual, sendo a hepatite B considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
Um recém-nascido pode também se infectar devido a contato com sangue e secreções maternas durante o parto se esta mãe for portadora do vírus da hepatite B. Por isso, a vacina Hepatite B infantil tem grande importância.
Indicações
A vacina é indicada para pessoas de todas as faixas etárias. É recomendada a aplicação da primeira dose de vacina nas primeiras 12-24 horas após o nascimento, uma vez que 90% dos bebês que são contaminados ao nascer evoluem para a forma crônica da hepatite B.
Doses
Crianças: esquema de quatro doses, sendo uma dose em formulação isolada ao nascimento e doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, incluídas na vacina pentavalente de células inteiras aplicada pelo serviço público.
No serviço privado são administradas 3 doses de vacina hepatite B em crianças pequenas: uma ao nascimento e duas outras aos 2 e 6 meses de idade, na vacina Hexavalente.
Crianças mais velhas, adolescentes e adultos não vacinados no primeiro ano de vida: três doses, com intervalo de um ou dois meses entre primeira e a segunda doses e de seis meses entre a primeira e a terceira.
Contraindicações
A vacina é contraindicada em pessoas que apresentaram anafilaxia a qualquer componente da vacina ou em dose anterior. É contraindicada também para pessoas que desenvolveram púrpura trombocitopênica após dose anterior de vacina com componente hepatite B.
Vale lembrar que a vacina não é contraindicada durante a gravidez.
Reações Adversas
A vacina da hepatite B pode resultar em algumas reações adversas, dependendo da pessoa. Entenda:
- Reações mais comuns: endurecimento, inchaço e vermelhidão no local da aplicação da vacina;
- Reações raras: febre baixa, cansaço, tontura, dor de cabeça, irritabilidade e desconforto gastrintestinal;
- Reações muito raras: púrpura trombocitopênica idiopática e anafilaxia.
Do que é feita?
É uma vacina inativada, ou seja, não é capaz de causar a doença e é composta por proteína de superfície do vírus da hepatite B purificado.