Prevenção contra coronavírus: Saiba como se prevenir da COVID-19

Equipe Dasa,
Publicado em:

Por que é recomendado ficar em casa no período da pandemia do Coronavírus?

O novo Coronavírus se dissemina de maneira muito rápida e fácil. O objetivo do isolamento social é diminuir a proliferação do vírus e, para que isso ocorra, evitar o contato físico e aglomerações é essencial. Caso seja necessário sair de casa, medidas de autocuidado devem ser tomadas, como utilizar máscaras de pelo menos 2 camadas, manter uma distância mínima de 1,5m de outras pessoas, usar álcool em gel 70% após tocar em qualquer superfície, evitar lugares com aglomerações e sempre que possível higienizar as mãos com água e sabão.

Preciso inevitavelmente pegar transporte público. O que fazer para me proteger?

Caso o uso do transporte público seja necessário, a recomendação é para que use máscara de pelo menos 2 camadas, mantenha as janelas do veículo abertas sempre que possível, evite tocar em superfícies (como corrimãos e apoios), utilize álcool em gel 70% para higienizar as mãos, procure manter distância de outros passageiros e lave a mão com água e sabão assim que possível.

Qual é a recomendação para o uso de elevadores?

No momento, está sendo estimulado o embarque solitário, se possível, ou somente com membros do seu grupo familiar. Durante o uso, evite encostar nas paredes e espelhos. Prefira tocar em áreas comuns, como portas e painel de botões com o cotovelo e higienize as mãos e cotovelos em seguida com água e sabão ou álcool gel.

Devo usar máscara facial ao sair de casa?

No Brasil, muitas cidades e estados decretaram obrigatório o uso da máscara em ambientes coletivos, seja público ou privado. O descumprimento da regra, em algumas localidades, pode acarretar multas. O uso da máscara ajuda a conter a proliferação do vírus.

Como posso me prevenir, além do isolamento social?

Durante o isolamento social, é importante: manter as mãos higienizadas com água e sabão; limpar superfícies e objetos com frequência; espirrar ou tossir cobrindo a boca com o antebraço ou com um lenço de papel; evitar beijos e abraços; não dividir objetos de uso pessoal como talheres, copos ou aparelhos eletrônicos.

Como posso me prevenir, além do isolamento social?

Quais cuidados devo tomar com uma pessoa infectada em casa?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o paciente com suspeita ou diagnosticado com a COVID-19 deve tomar medidas de segurança para não disseminar a doença para outras pessoas que fazem parte do seu convívio. O paciente deve se manter isolado em um cômodo individual e ventilado; não receber visitas durante o processo de recuperação; limitar a circulação do paciente em áreas comuns da casa; se necessário estar no mesmo cômodo do paciente, deverá ser utilizado máscaras e luvas; lavar as mãos com frequência; separar talheres e copos e desinfetá-los após o uso.

Como desinfetar o ambiente de Coronavírus?

Os produtos capazes de matar o Coronavírus e que podem ser usados para a higienização de ambientes e alguns objetos, são:

  • Desinfetantes;
  • Detergente líquido;
  • Água Sanitária (mistura de hipoclorito de sódio (cloro) e água – na proporção de 2% a 2,5% de cloro);
  • Produtos multiusos que contenham cloro;
  • Álcool líquido 70%;
  • Sabão.

Saiba mais sobre higienização para melhor prevenção contra o vírus.


Compartilhar


Equipe Dasa

A DASA é a maior rede de saúde integrada do Brasil, com uma rede de medicina diagnóstica, hospitais e uma empresa de gestão em cuidados. Nossos artigos são escritos por médicos especialistas e passam por uma revisão e validação robusta para a melhor qualidade de conteúdo para nossos pacientes e profissionais da saúde.

Quer saber mais?

Se inscreva em nossa newsletter de Inovação