CucoHealth: soluções de tratamento digital com o objetivo de aumentar o engajamento de pacientes no longo prazo e melhorar a experiência do tratamento no dia a dia.

Série Startups Cubo Health

CucoHealth é um APP que surgiu em 2016 com a premissa de ajudar os pacientes crônicos a mudarem os hábitos em relação aos seus tratamentos medicamentosos. Nos últimos anos, evoluiu incorporando estratégias de gamificação, entregando aos pacientes uma experiência de tratamento digital pioneira no mercado latino-americano.

 

A Cuco, carinhosamente chamada de ‘enfermeira digital’, envia notificações nos horários de tomar os remédios, avisa quando os medicamentos estão perto de acabar e envia uma série de dicas de saúde, personalizada de acordo com a necessidade de cada paciente.

 

A startup, idealizada na Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC), já foi selecionada para o movimento 100 Open Startupspara representar o Brasil na conferência de tecnologia eMerge Americas e recentemente foi a única startup latino-americana a ser selecionada para o programa exclusivo da Apple em Cupertino - Apple Entrepreneur Camp.

 

O sucesso da CucoHealth se dá pelo entendimento de que a gamificação pode tirar os pacientes da inércia, é o que explica Lívia Cunha, CEO da empresa. Ela afirma que o principal desafio da Cuco é manter o paciente engajado no tratamento.

 

Gamificação e saúde

Lívia é filha de médico e identificou que muitos pacientes de seu pai não seguiam os tratamentos e acabavam por agravar seus quadros. A solução, idealizada por ela, foi a criação do APP para reverter esse fato e motivar os pacientes a cuidar da saúde de uma forma mais lúdica.

 

A startup é uma das residentes do Cubo Health – espaço do Cubo Itaú dedicado para o desenvolvimento de startups de saúde que recebe suporte técnico da Dasa.

 

“O Cubo é uma referência para o ecossistema de startups e é nosso principal investimento na marca. A Dasa está sendo importante pra unir o conhecimento técnico com os avanços digitais”. Lívia Cunha, CEO da CucoHealth

 

Proposta de Valor da Startup

 

Problema

Falta de continuidade e engajamento dos pacientes em tratamentos médicos.

Solução

Criação de lembretes para controle de medicamentos e soluções personalizadas para aumentar o engajamento dos tratamentos.

Resultados

Mais de 100 mil downloads orgânicos do app CucoHealth.

 

Tags
  • Healthtech
  • startups de saúde
  • Startups
  • cucohealth
  • cubo health