Edição digital do CONARH 2020 reúne os maiores especialistas em gestão de pessoas para discutir os aprendizados com a pandemia e o futuro das organizações

Talvez a palavra “oportunidade” tenha sido uma das mais usadas pelos participantes dos 17 painéis realizados durante o CONARH 2020, nesta quinta-feira, 27 de agosto de 2020. O maior evento de gestão de pessoas da América Latina, que trouxe o slogan “ressignificar é preciso”, evidenciou a importância do momento para que mudanças estruturais aconteçam quando o assunto é recursos humanos.  

Convidado para moderar o painel de abertura, o CEO da Dasa, Pedro Bueno, iniciou com uma provocação: o que a sua organização ou você está aprendendo em meio à crise? “Criamos um mundo cheio de burocracias, com pessoas seguindo processos sem nem saber o porquê, com serviços que não nos orgulhamos, e agora temos a oportunidade de mudar tudo. Se criamos esse mundo, podemos transformá-lo, e construir outros tipos de organizações”, ressaltou Bueno.  

É unânime a necessidade que as pessoas têm de trabalhar em ambientes saudáveis, onde se sintam pertencentes, estimuladas e reconhecidas. Para Dave Ulrich, considerado guru mundial em RH, a forma que as instituições agem com as pessoas de dentro é determinante para a sustentabilidade do seu negócio.

“O que o RH pode fazer para criar oportunidades diante desta crise?”, indagou Ulrich. O consultor apontou três pilares para a construção de valor: encontrar e desenvolver talentos e líderes, e criar uma cultura organizacional com foco no futuro. A partir disso, outros fatores precisam ser considerados neste futuro que bate à porta: atenção personalizada às pessoas; redefinição dos limites do trabalho; navegar por questões paradoxais; aproveitar incertezas e criar guias de direcionamento.

A parceria entre o RH e os líderes da empresa foi outro aspecto colocado pelos palestrantes como fundamental para os desafios compartilhados. “Este não é apenas um evento de RH, é um encontro de lideranças para discutirmos o que queremos deixar de legado para as próximas gerações”, enfatizou Sandra Gioffi, diretora do CONARH e também diretora de RH da GSC Integradora de Saúde.

Humanização, sem dúvida, despontou como atributo das organizações que estão preparadas para esse futuro que já chegou. Humanização não apenas sendo vista na postura de seus gestores e líderes, mas permeando a cultura organizacional, onde a empatia e o cuidado com as emoções do outro são prioridades, inclusive por refletirem diretamente no cumprimento das metas e resultados estabelecidos.

Nesse aspecto, saúde física e mental também passam a ser estratégicas. Durante o período da tarde, o painel de saúde “Pandemia: Lições aprendidas e o que esperar?” abordou a importância de uma retomada planejada e muito bem comunicada aos colaboradores. “Os profissionais de saúde estão à disposição de vocês, gestores, para planejarem essa retomada com toda a segurança necessária”, disse Gustavo Campana, diretor médico da Dasa. 

Assim como a Dasa tem ampliado parcerias e modelos de negócios para colocar o paciente realmente no centro do cuidado, o RH e seus profissionais são agentes fundamentais para que as pessoas, de uma vez por todas, estejam no centro das organizações e de seus negócios. “Por um mundo melhor e com pessoas gostando do que fazem”, como disse Pedro Bueno na abertura do CONARH 2020.

Dasa Empresas

A participação no CONARH 2020 veio acompanhada de mais uma iniciativa para viabilizar, de fato, a entrega de conexões inteligentes e a gestão integrada da saúde.

Apresentamos a Dasa Empresas, que reúne um conjunto de soluções para transformar a saúde corporativa, trazendo o melhor cuidado para as pessoas, de forma coordenada, com transparência e eficiência.

Além disso, viabilizamos a integração de serviços, a educação e o engajamento dos usuários e contribuímos para a eficiência de custos assistenciais e maior sustentabilidade do setor.

Dasa Empresas nasce com o objetivo de transformar a gestão da saúde corporativa e levar mais qualidade de vida aos colaboradores, além de gerar maior eficiência para os negócios.

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