Usar Óculos e coronavírus: mitos e verdades sobre a proteção contra Covid-19

Equipe Dasa,
Publicado em:

A prevalência de miopia na China é de mais de 80% da população e o uso de óculos é muito comum entre chineses de todas as idades.

Desde o surto de COVID-19 em Wuhan, China, foi observado que poucos pacientes que utilizavam óculos foram admitidos nas enfermarias do hospital.

Com base nessas observações, foram realizados estudos que buscassem compreender a relação entre usar óculos e COVID-19. Entenda:

óculos e coronavirus

O que os estudos dizem sobre usar óculos como uma das proteções de coronavírus?

Um estudo realizado na China com 276 pacientes infectados com a COVID-19, e os resultados mostraram que, destes, 155 (56,2%) eram do sexo masculino e tinham em média 51 anos. Todos aqueles que usaram óculos por mais de 8 horas por dia tiveram miopia e incluíram 16 de 276 pacientes. A proporção de pessoas com miopia na província de Hubei, com base em um estudo anterior, foi de 31,5%, o que era muito maior do que a proporção de pacientes com COVID-19 que tinham miopia nesta amostra.

Esse estudo sugere, após a análise dos dados, que a proporção de pacientes internados com COVID-19 que usaram óculos por longos períodos diários (> 8 h / d) foi menor do que na população em geral. Usuários de óculos, especialmente aqueles que fazem uso diário e prolongado, podem estar menos expostos a COVID-19 por tocarem menos nos olhos, além de estarem com uma barreira física que reduz a chance de expor a mucosa ocular ao vírus.

Devo trocar lentes de contato por óculos para proteger contra Covid-19?

Os óculos de grau são úteis pois servem como barreira física, podendo proteger os olhos de gotículas expelidas que possam estar contaminadas.

Estudos mostram que pessoas normais tocam involuntariamente os olhos cerca de 10 vezes por hora e o uso do óculos evita que os usuários toquem essa área, evitando assim a transferência do vírus das mãos para os olhos.

Se preferir manter o uso das lentes de contato, é recomendado que redobre a atenção e higienize muito bem as mãos antes de ter contato direto com a lente e os olhos. Além disso, é importante manter o estojo das lentes sempre limpo.

Entender como se prevenir contra o Coronavírus é essencial para diminuirmos a disseminação da doença.

Óculos escuros também protegem os olhos contra Covid-19?

Os óculos escuros podem auxiliar na diminuição do contato direto da mão, que pode estar infectada, com os olhos. Mesmo assim, não deve ser a única maneira de prevenção, uma vez que gotículas contaminadas podem passar pelas laterais dos óculos.

É importante relembrar que o acessório deve ser higienizado com água e sabão todas as vezes antes de for colocado no rosto e após retirá-lo.

Como se dá a transmissão do coronavírus pelos olhos?

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins relataram a partir de um estudo, que as células da superfície ocular, incluindo a conjuntiva, são suscetíveis à infecção por SARS-CoV-2 e podem servir como porta de entrada e como reservatório para a transmissão pessoa a pessoa do vírus. Isso pode ocorrer através de gotículas contaminadas ou contato direto da mão com os olhos.

Os olhos podem ser um importante meio de infecção da COVID-19, e devemos ter mais atenção com as medidas preventivas, como lavar as mãos com frequência e evitar tocar nessa área do corpo.

Está com suspeita da doença? Saiba onde fazer o exame de Coronavírus e qual exame é mais confiável para COVID-19.

óculos e coronavirus

Como usar máscara e óculos sem embaçar a visão? Confira algumas dicas

Usar máscara pode ser um pesadelo para as pessoas que necessitam dos óculos. Confira algumas dicas para evitar que os vidros fiquem embaçados:

  1. Lave as lentes com água e sabão: antes de colocar a máscara facial, lave os óculos e seque as lentes com um pano de microfibra limpo;
  2. Certifique-se de que a máscara se ajuste bem no rosto: se a máscara estiver folgada, o ar exalado chegará aos óculos e os embasará;
  3. Mantenha os óculos ajustados: se seus óculos possuírem protetores de nariz, ajuste-os para que as armações fiquem mais afastadas de seu rosto, evitando que o ar quente escape;
  4. Utilize produtos anti embaçantes: aplicar sprays anti embaçantes, ceras e géis, podem ser grandes auxiliares na hora de proteger as lentes.

Saiba mais: Quem já pegou coronavírus pode pegar de novo?

Referências:

https://www.allaboutvision.com/coronavirus/avoid-foggy-glasses-face-mask/https://jamanetwork.com/journals/jamaophthalmology/fullarticle/2770872


Tópicos

Compartilhar


Equipe Dasa

A DASA é a maior rede de saúde integrada do Brasil, com uma rede de medicina diagnóstica, hospitais e uma empresa de gestão em cuidados. Nossos artigos são escritos por médicos especialistas e passam por uma revisão e validação robusta para a melhor qualidade de conteúdo para nossos pacientes e profissionais da saúde.

Quer saber mais?

Se inscreva em nossa newsletter de Inovação