Danielle Miranda,
Publicado em:

A transmissão do coronavírus ocorre facilmente entre pessoas, por isso é importante estar atento às recomendações de higiene e isolamento social.

tabela de transmissão do coronavírus e propagação do virus

Como é a transmissão do Coronavírus?

A principal forma de transmissão do Coronavírus é no contato interpessoal. Por meio de espirros, tosse ou até mesmo a fala, pessoas infectadas expelem gotículas que contêm o vírus. Essas pequenas gotas são infectantes se inaladas ou em contato com mucosas, por exemplo do nariz e da boca. Elas também podem contaminar superfícies e objetos e, posteriormente, infectar pessoas que tocaram nesses locais e levaram as mãos aos olhos, nariz e boca.

Além disso, pode ocorrer transmissão aérea em locais mal ventilados.

Pessoas sem sintomas podem transmitir o novo Coronavírus?

Sim. Grande parte dos casos são assintomáticos ou apresentam sintomas leves. Eles podem espalhar o vírus através de gotículas.

Há algum risco de transmissão do Coronavírus via parto ou amamentação?

Até o momento, ainda não há registros de transmissão do Coronavírus via leite materno. Nos casos de recém-nascidos em que as mães estavam doentes durante o parto, não foi detectada a presença do vírus no feto ou no líquido amniótico. Mas, como a infecção ocorre pelo contato com secreções contaminadas, a boa higiene antes e depois do contato com o bebê é essencial para diminuir as chances de transmissão.

Celulares podem ser uma fonte de contaminação?

Sim. Celulares são fonte de contaminação não somente para a COVID-19, bem como para outros agentes virais e bacterianos. É importante evitar compartilhar seu aparelho com outras pessoas, evitar seu uso em locais de aglomerações e sempre lavar as mãos após manusear o celular, antes de tocar o rosto e antes das refeições. Além disso, procurar higienizar com frequência o seu aparelho celular.

O verão pode ajudar a conter a transmissão do vírus?

Os especialistas afirmam que o clima em si não influencia tanto o comportamento do vírus. O que acontece é que, com as temperaturas mais baixas, há a tendência de que as pessoas fiquem em ambientes fechados, o que facilitaria a transmissão da doença.

Os animais podem transmitir o novo Coronavírus?

Até o momento, não há evidência de que animais domésticos podem transmitir a COVID-19 para os seres humanos.

A família de vírus do Coronavírus é ampla e não se restringe somente ao causador da COVID-19. Alguns tipos desses vírus podem provocar doenças em humanos e outros tipos em animais, como bovinos, camelos, morcegos, cachorros e gatos.

Os cães e gatos podem portar um tipo de Coronavírus, chamado de alphacoronavírus, que não tem relação com a COVID-19 (betacoronavírus). No entanto, esses animais domésticos podem “carregar” o Coronavírus em suas patas e pelo, por isso uma restrição dos passeios e uma correta higienização dos pets são importantes.

Quer saber mais?

Se inscreva em nossa newsletter de Inovação