Iniciado em março de 2021, com recursos exclusivamente da iniciativa privada, o projeto Aliança Pela Vida foi mais um reforço para o enfrentamento à Covid-19 na região.

O projeto Aliança Pela Vida foi uma iniciativa de empresas e entidades para implantar um conjunto de serviços gratuitos, com o objetivo de evitar o agravamento da pandemia na Grande Florianópolis. Ao todo, foram 6.838 atendimentos gratuitos realizados – telemedicina, exames e encaminhamentos a unidades de saúde. A iniciativa atendeu às cidades de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, nos moldes de atendimento domiciliar e de telemedicina. A Dasa contribuiu com a doação de 300 mil reais em exames PCR e antígeno para Covid-19.

O projeto trouxe medidas que evitam a sobrecarga de atendimentos presenciais às unidades de saúde, colaborando assim para evitar o colapso dos sistemas públicos e privados. É uma iniciativa de várias companhias em conjunto. A Dasa ofereceu exames e processamentos, outras empresas disponibilizaram ambulâncias e telemedicina. Tudo com o objetivo de evitar o colapso do sistema de saúde que estava sobrecarregado no momento mais crítico da pandemia.

O Laboratório Santa Luzia, que faz parte da Dasa, doou 5.935 exames à ação, essenciais para o diagnóstico e tratamento da Covid-19. Foram realizados exames como o Antígeno para a Covid-19, Proteína C Reativa, Hemograma, Dímero D e Creatinina. Todos os pacientes atendidos têm seus exames para diagnóstico e acompanhamento do estado de saúde.

A força-tarefa uniu a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL), a empresa ENGIE Brasil Energia, o Sinduscon Grande Florianópolis, a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o movimento Floripa Sustentável, a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Federação das Indústrias de SC (FIESC), a OAB/SC, o Laboratório Santa Luzia/DASA e a Intelbrás. A ideia do projeto era não sobrecarregar as unidades de saúde públicas e privadas.