Coronavírus: Tudo sobre a COVID-19

Últimas Notícias

Primeiros sintomas do Coronavírus: Confira os sinais iniciais

Perda de olfato ou paladar

Perda de olfato e paladar por coronavírus podem ser irreversíveis? Entenda quanto tempo dura o sintoma e o que fazer

vacina da gripe e vacina covid-19

Vacina da gripe e Vacina COVID-19: tire suas dúvidas

Vacina Covid-19: quem pode se vacinar no Brasil

alimentos que aumentam a imunidade

Quais os alimentos que aumentam a imunidade do organismo?

Primeiros sintomas do Coronavírus: Confira os sinais iniciais

Perda de olfato ou paladar

Perda de olfato e paladar por coronavírus podem ser irreversíveis? Entenda quanto tempo dura o sintoma e o que fazer

vacina da gripe e vacina covid-19

Vacina da gripe e Vacina COVID-19: tire suas dúvidas

Vacina Covid-19: quem pode se vacinar no Brasil

alimentos que aumentam a imunidade

Quais os alimentos que aumentam a imunidade do organismo?

Palavra do especialista

Nota informativa: a nova variante de SARS-COV-2 (COVID-19)

Sintomas + O que é COVID-19

A covid-19 é uma doença infecciosa causada por um coronavírus recém-descoberto. O período de incubação é de 2 a 14 dias – esse é o tempo que os sintomas levam para aparecer, a partir do momento do contágio. A orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é que, em caso de suspeita da doença, o paciente permaneça recluso e só saia para serviços de saúde.

Antes de sair de casa, informe-se sobre o hospital, para evitar contratempos e exposição desnecessária.

Sugerimos que você procure, primeiro, um serviço de telemedicina e vá para o hospital apenas em caso de necessidade.

A maioria dos casos são assintomáticos ou apresentam sintomas de leves a moderados, e a recuperação pode ser feita em casa.

Os principais sintomas da covid-19 são:

  • Febre
  • Dor de garganta
  • Tosse (seca ou secretiva)
  • Falta de ar ou dificuldade de respirar
  • Cansaço
  • Coriza
  • Dores de cabeça e náuseas
  • Vômito e diarreia
  • Perda de olfato e paladar
  • Dores musculares
  • Calafrios
Está com sintomas da COVID-19 e quer agendar seu exame?

FAQ

Sim. Grande parte dos casos são assintomáticos ou apresentam sintomas leves e as pessoas sem sintomas também são contagiosas. Elas podem espalhar o vírus através de gotículas. Mesmo se você estiver assintomático, deve se isolar e usar máscara nos momentos em que estiver na presença de outras pessoas.

No caso das lactantes, até o momento ainda não há registros de transmissão do Coronavírus via leite materno. Em relação às gestantes,nos casos de recém-nascidos em que as mães estavam doentes durante o parto, não foi detectada a presença do vírus no feto ou no líquido amniótico. Mas, como a infecção ocorre pelo contato com secreções contaminadas, a boa higiene antes e depois do contato com o bebê é essencial para diminuir as chances de transmissão.

Sim. Celulares são fonte de contaminação não somente para a COVID-19, bem como para outros agentes virais e bacterianos. É importante evitar compartilhar seu aparelho com outras pessoas, evitar seu uso em locais de aglomerações e sempre lavar as mãos após manusear o celular, antes de tocar o rosto e antes das refeições. Além disso, procure higienizar com frequência o seu aparelho celular com alcool gel 70% ou produto de limpeza à base de cloro.

Os especialistas afirmam que o clima em si não influencia tanto o comportamento do vírus. O que acontece é que, com as temperaturas mais baixas, há a tendência de que as pessoas fiquem em ambientes fechados, o que facilitaria a transmissão da doença. Se tiver que sair de casa, procure sempre por ambientes com pouca circulação de pessoas, assim como abertos e ventilados.

Até o momento, não há evidência de que animais domésticos podem transmitir a COVID-19 para os seres humanos. No entanto, esses animais domésticos podem “carregar” o Coronavírus em suas patas e pelo, por isso uma restrição dos passeios e uma correta higienização dos pets são importantes.

A família de vírus do Coronavírus é ampla e não se restringe somente ao causador da COVID-19. Alguns tipos de Coronavírus podem provocar doenças em humanos e outros tipos em animais, como bovinos, camelos, morcegos, cachorros e gatos. Os cães e gatos, por exemplo, podem portar um tipo de Coronavírus, chamado de alphacoronavírus, que não tem relação com a covid-19 (betacoronavírus).

Está com sintomas da COVID-19 e quer agendar seu exame?

Parcerias

Dasa e Ministério da Saúde

Para conseguir diagnosticar a covid-19 com mais agilidade e eficiência, nos unimos com o Ministério da Saúde para criar um laboratório especializado e emergencial. Essa pode se tornar a maior operação no mundo na luta contra o coronavírus, e envolve uma doação nossa do processamento de até 3 milhões de exames RT-PCR nos próximos seis meses.

Expertise Dasa

Disponibilizar, de forma gratuita, 120 profissionais e infraestrutura para o processamento.

CDE Independente da operação da Dasa: infraestrutura e recursos humanos dedicados; logística atende requisitos de Vigilância Sanitária e regulamentação vigente.

Gustavo Campana, patologista clínico e diretor médico da Dasa, será o lider no novo projeto e levará a expertise da companhia para o processo.

Dasa é a primeira empresa do setor a entrar na iniciativa com o ministério.

Papel do Min. da Saúde

Definir a população alvo e prioritária elegível para realizar o diagnóstico de covid-19.

Pasta é responsável por insumos, equipamentos.

A expectativa é que outras instituições públicas e privadas se integrem à iniciativa e contribuam para ampliarmos a capacidade.