Agendar Consulta

 

O câncer de próstata acontece quando há um crescimento desordenado das células do corpo humano, neste caso, as células são do tecido prostático.   

Por se tratar de uma doença que, geralmente, é assintomática, são recomendadas consultas médicas periódicas para diagnosticar a condição precocemente e aumentar as chances de cura. 

O que é câncer de próstata? 

O câncer de próstata é um tumor maligno que acomete a próstata dos homens, principalmente a partir dos 60 anos de idade. É o segundo tumor mais frequente em pessoas do sexo masculino, atrás apenas dos tumores de pele. 

Quais são os sintomas do câncer de próstata? 

A próstata é uma glândula em formato de avelã no sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga. Geralmente, em fases iniciais, o tumor da próstata não causa sintomas específicos.   

Quando o tumor se encontra em um estágio avançado, podem surgir alguns sintomas, como micção frequente, fluxo urinário fraco, sangue na urina, entre outros. Porém, esses sintomas também podem indicar condições benignas, sendo fundamental consultar um médico para que o diagnóstico adequado seja feito. 

Câncer de próstata avançado 

O câncer da próstata pode ser localmente avançado ou metastático. Em geral, quando localmente avançado, pode não causar sintomas ou se confundir com a Hiperplasia Prostática Benigna.   

Já quando é metastático, o local mais frequentemente acometido é o esqueleto. Mesmo assim, casos assintomáticos são frequentes. 

Quando a doença metastática é mais disseminada, o paciente poderá sentir dor nos ossos, sobretudo ou quase exclusivamente na coluna, uma dor que surge no final do dia ou durante a madrugada, que não se relaciona com postura ou ação corporal e, muitas vezes, pode acontecer juntamente com cansaço progressivo e perda de apetite, características de doença sistêmica. 

O que causa câncer de próstata? 

Não se sabe com exatidão a causa do câncer de próstata. O que se sabe é o que está acontecendo na célula prostática para que ela se torne cancerosa.  

No entanto, algumas situações clínicas surgem como fatores de risco para que um câncer de próstata se transforme em uma doença grave e potencialmente fatal, como obesidade, diabetes e certos aspectos de nutrição.  

Esses fatores podem ser modificados durante a vida e, assim, influenciar positivamente a evolução da doença, caso ela já exista no corpo.   

Existem também fatores que não podem ser modificados, como ser da raça negra e hereditariedade. Apesar de raro, há famílias com genes que sofrem mutação, podendo predispor o aparecimento do câncer de próstata.   

Como prevenir o câncer de próstata? 

O objetivo dos exames de check-up é identificar o câncer de próstata precocemente, para que possa ser tratado com mais chances de cura. Além dos exames periódicos, recomenda-se controlar o peso, tratar diabetes e manter uma vida ativa e saudável, com exercícios físicos e uma dieta equilibrada.  

Como é feito o diagnóstico? 

O diagnóstico é dado após a realização da biópsia da próstata, que será indicada quando houver suspeita da presença da doença, que pode surgir durante o exame de toque retal suspeito e da elevação do PSA. 

 

Agendar Exame

 

Câncer de próstata tem cura? Qual é o tratamento? 

Sim, o câncer de próstata tem cura. Quando a doença diagnosticada é localizada ou “encapsulada”, os tratamentos são as cirurgias de remoção da próstata e das vesículas seminais ou a radioterapia.   

Nas doenças mais avançadas, o tratamento pode ser através da cirurgia com possível quimioterapia e/ou radioterapia e com tratamento hormonal concomitante (tratamento de privação do hormônio masculino, testosterona).   

 

 

Agendar Consulta