Medicina Diagnóstica

O que é Medicina Diagnóstica?

A Medicina Diagnóstica é um ramo da medicina voltado à realização de exames complementares para apoio à prática médica. Ela inclui diferentes áreas, como a patologia clínica, anatomia patológica, microbiologia, biologia molecular, a imaginologia e a genômica, que, em conjunto, permitem uma análise integrada da saúde do paciente, atuando nos diversos estágios dos cuidados em saúde. Além do auxílio para o diagnóstico das doenças, a Medicina Diagnóstica contribui para as estratégias de prevenção, para a indicação e seguimento terapêutico e para a definição do prognóstico das doenças.

Análises Clínicas

Somos uma rede integrada de saúde, com excelência em análises clínicas. Oferecemos serviços nas duas principais áreas de atuação da medicina laboratorial: a patologia clínica, que engloba os exames com coleta in vitro, incluindo hematologia, bioquímica, hormônios, microbiologia e biologia molecular; e a anatomia patológica, que envolve o estudo de tecidos, líquidos biológicos e outros materiais para análise citológica, histopatológica e/ou imuno-histoquímica.

Todos os exames que oferecemos são acreditados por órgãos de renome internacional, como o Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos (PALC), da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), e a Certificação do Colégio Americano de Patologistas (CAP). Além disso, temos grande capilaridade para o processamento dos exames, com 18 laboratórios centrais, denominados Núcleos Técnicos Operacionais (NTO), equipados com tecnologia de ponta e distribuídos por diversas regiões do país.

Somos um benchmarking global no índice de recoleta, patamar que atingimos graças à constante revisão de nossos processos, treinamento de nosso corpo clínico e designação de metas, visando reduzir os índices transversais de recoleta.

As fases do processo de realização de exames clínicos

Atuamos nas três fases do processo de realização dos exames clínicos:

Fase pré-analítica

Essa fase é essencial para a obtenção de um resultado de análises clínicas de excelência. Garantimos que realizamos a coleta do material solicitado, sempre respeitando o pedido médico e seguindo as instruções de coleta específica para cada exame.

Fase analítica

Executamos todos os exames seguindo nossos processos de controle de qualidade interno e externo, o que garante a excelência de nossos resultados.

Fase pós-analítica

Liberamos os laudos, a partir de dados validados por nossos controles de qualidade, garantindo que você receba o resultado correto e no menor prazo. Promovemos assessoria médica para esta fase e, desta forma, estamos sempre a postos para gerar a melhor interpretação de nossos resultados. Dispomos de um renomado corpo clínico com especialistas de diversas áreas (a exemplo da infectologia, endocrinologia, hematologia, cardiologia, genética, patologia, reumatologia, pneumologia, cirurgia e pediatria) sempre reunido para promover a inovação e ações de educação continuada aplicada à medicina laboratorial.

Patologia

Somos líderes no setor e responsáveis por um movimento de atualização e inovação constante na área da patologia. Nos últimos anos, fizemos grandes investimentos na implementação da Telepatologia, através da aquisição de tecnologia de ponta para digitalizar 100% dos nossos exames de anatomia patológica, em um projeto desenvolvido pela Philips®.

Através dessa tecnologia, os materiais coletados são digitalizados em alta resolução e armazenados em nuvem, possibilitando que patologistas de qualquer lugar do mundo analisem as amostras anatomopatológicas, incluindo amostras de tumores. A Telepatologia permite que os resultados sejam analisados por um número ilimitado de profissionais e também através de algoritmos de inteligência artificial, aumentando a precisão do diagnóstico.

Diagnóstico por Imagem

Nossos laboratórios estão equipados com aparelhos que realizam diagnóstico por imagem, de última geração, garantindo a tecnologia mais avançada para a execução dos exames. Todos os aparelhos são operados por um corpo clínico que prima por excelência técnica e atendimento humanizado, o que nos torna referência em radiologia dentro e fora do Brasil, tanto em
atendimento quanto em pesquisa e inovação científica.

Exames oferecidos

Esses são alguns do exames disponíveis em nossas unidades:

  • Imagem molecular (PET-CT)
  • Cintilografia
  • Tomografia computadorizada
  • Ultrassonografia
  • Exames cardiológicos (ecocardiografia e teste egométrico)
  • Mamografia digital
  • Densitometria óssea
  • Endoscopia
  • Colonoscopia
  • Ressonância magnética

Para garantir excelência e inovação, trabalhamos em parceria com a renomada Harvard Medical School no desenvolvimento de algoritmos inteligentes capazes de identificar alterações sugestivas de doenças ainda em seus estágios iniciais. Dessa forma, aliamos inteligência artificial ao trabalho do nosso corpo clínico capacitado, potencializando o valor das nossas ferramentas de medicina diagnóstica.

Hoje, contamos com o maior e mais atualizado parque tecnológico de diagnóstico de imagem do Brasil. São 4.500 equipamentos espalhados pelo território nacional à disposição dos médicos e dos seus pacientes. Esses índices reforçam nosso pioneirismo – fomos o primeiro grupo brasileiro a contar com o aparelho de ressonância magnética 3.0, o Tesla Trio TIM®, em 2006, e o primeiro a oferecer um tomógrafo 320 canais da América Latina, o Aquilion One Vision®, em 2014. Recentemente, também implementamos o uso de equipamentos de ponta para investigar lesões de tecidos moles com mais precisão diagnóstica e imagens em alta resolução.

Quem opera esse parque tecnológico de última geração é uma equipe reconhecida em todo o país pela excelência na realização, processamento e análise dos exames de imagem. A área é liderada nacionalmente pelo doutor Leonardo Vedolin, que conta com uma equipe de líderes regionais: os doutores Roberto Cury (SP), Roberto Domingues (RJ), Gleidson Vianna (DF), César Araújo (BA) e Gustavo Melo (MT) e a doutora Aline Guimarães (Sul).

Medicina Genômica

A inovação segue sendo uma de nossas prioridades. Por esse motivo, fizemos grandes investimentos na criação e desenvolvimento da GeneOne®, nossa marca de medicina genômica. Hoje, a GeneOne oferece mais de 200 testes e exames genéticos, atuando em diversas áreas, como a oncogenética, a cardiogenética, a neurogenética e na área de doenças raras, saúde e bem-estar.

A medicina genômica permite identificar precocemente genes associados ao desenvolvimento de doenças raras, congênitas e crônicas, antes mesmo da manifestação dos sintomas.

Graças à nossa atuação nacional, a GeneOne disponibiliza exames genéticos em mais de 700 unidades de atendimento em todo o país. Todos os materiais são processados nos NTOs de São Paulo e do Rio de Janeiro, por sistema peer review – ou seja, são analisados e revisados por dois médicos, aumentando a confiabilidade do resultado e a precisão diagnóstica.

Como investimos em tecnologia de ponta, hoje, a GeneOne dispõe de aparelhos e time qualificado e multiprofissional para executar análises de sequenciamento de gene único, de painel de genes ou do exoma completo.

Ficou com alguma dúvida? Entre em Contato pelo E-mail: