Médicos da Dasa ministraram aulas especiais na JPR 2019 - Jornada Paulista de Radiologia -, maior evento do setor na América Latina.

A Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2019) contou com expressiva participação do corpo clínico da Dasa ao longo dos cinco dias do evento. No total, os especialistas conduziram nove cursos e participaram de 16 painéis, 50 palestras e 80 aulas.

Destacamos, dentro da intensa participação desses médicos, quatro aulas que geraram grande interesse do público devido ao teor inovador e tecnológico. Confira abaixo um resumo dos principais momentos.

Fetal 3D Print

Dr. Heron Werner – especialista em medicina fetal do CDPI

O Dr. Heron Werner ganhou notoriedade no cenário nacional pelo seu pioneiro projeto de Impressão Fetal 3D. A tecnologia possibilita maior acurácia diagnóstica e antever doenças no feto. Posteriormente, grávidas com deficiência visual também se beneficiaram com a impressão 3D, uma vez que não podem ver as imagens do ultrassom.

“Evoluímos a qualidade das imagens e ingressamos em um novo momento em que, além da impressão 3D, usamos óculos de realidade virtual para analisar imagens do feto, permitindo ao médico avaliar externa e internamente.”

Dr. Heron Werner

Segundo Heron, além do recurso da impressão 3D, já é possível, por meio de óculos de realidade virtual que reproduz as características do feto, visualizar e detectar com antecedência disfunções em períodos iniciais da gestação.
Dasa Hub - Jornada Paulista de Radiologia

Dasa Hub - Jornada Paulista de Radiologia

TI-RADS - Thyroid Imaging Reporting and Data System

Dra. Maria Cristina Chammas - coordenadora do setor de ultrassom da Dasa e diretora médica do Alta Excelência Diagnóstica

O TI-RADS é relativamente novo e gera uma série de dúvidas, abordadas nessa aula. O método consiste em uma categorização para o grau de risco dos nódulos da tireoide. Ele agiliza, facilita e resulta em uma padronização importante. Chammas, porém, ressalta a importância de uma visão ampla do diagnóstico, com a utilização do TI-RADS para decidir a melhor estratégia para gerenciar nódulos da tireoide, sempre tratando cada caso com as suas peculiaridades.

“O TI-RADS é uma ótima ferramenta, mas não podemos negligenciar o risco individual para cada paciente.” Dra. Maria Cristina Chammas

Dasa Hub - Jornada Paulista de Radiologia

Inteligência artificial na radiologia

Felipe Kitamura e Igor Santos, do laboratório de inteligência artificial Dasainova

O impacto da inteligência artificial na radiologia foi o tema da aula dos médicos premiados na última edição do encontro anual da RSNA - Radiological Society of North America.

Ao explicar o caso de sucesso de detecção de pneumonia por meio de algoritmos e como o machine learning pode acelerar o processo de diagnóstico, Kitamura e Igor Santos exemplificaram como é o trabalho no laboratório Dasainova. Entenda a iniciativa no vídeo abaixo.

Dasainova - Laboratório de Inteligência Artificial da Dasa from Dasa on Vimeo.

 

Conexões inteligentes no diagnóstico em oncologia

Leonardo Kayat - radiologista da Dasa

Medicina personalizada e integração médica são, de acordo com Kayat, iniciativas que representam as boas práticas no diagnóstico oncológico.

De acordo com o especialista, a genômica, associada aos exames de imagem, passou a ser fundamental no arsenal diagnóstico da oncologia. Um exemplo apresentado foi o exame EndoPredict, que classifica com precisão o risco de metástases nos próximos 10 anos.

Outro destaque da aula foi a importância da integração médica para diagnósticos oncológicos. Algumas técnicas e especialidades fundamentais nesse processo foram citadas, como a telepatologia, a oncogenética, o diagnóstico por imagem e o aconselhamento genético hereditário.

Dasa Hub - Jornada Paulista de Radiologia

A JPR 2019 promoveu um grande volume de conhecimento médico. Temas relacionados à inovação e saúde estão sempre registrados aqui, no Dasa Hub.

Dasa Hub - Jornada Paulista de Radiologia