No intuito de contribuir na otimização do controle glicêmico, a Dasa passa a oferecer iPro2, o sistema de monitoramento contínuo da glicose (SMCG), da Medtronic.

Nos últimos anos, vários estudos clínicos e experimentais têm apontado para a importância da inclusão da variabilidade glicêmica no conjunto de parâmetros destinados à análise global do controle glicêmico.

Em termos numéricos, a meta máxima para a variabilidade glicêmica deve corresponder a 1/3 da meta máxima para a glicemia média do período. Portanto, para uma glicemia média de 150 mg/dL (equivalente a uma A1C de aproximadamente 7%) a meta máxima sugerida para a variabilidade glicêmica é de 50 mg/dL.

O SMCG permite o ajuste fino do tratamento do paciente diabético e maior segurança na busca por metas terapêuticas. Além disso, o monitoramento possibilita que pacientes possam compreender melhor o impacto da dieta, dos exercícios, doença, estresse e medicamentos nos níveis de glicose.

A avaliação do estado glicêmico é um elemento-chave no cuidado de todos os indivíduos portadores de diabetes, sendo o SMCG particularmente recomendado em pacientes com Diabetes Mellitus com dificuldade ou incapacidade de atingir a meta de hemoglobina glicada (HbA1c<7%) e em casos de hipoglicemias frequentes ou assintomáticas e noturnas. Também pode ser útil em casos de glicemia lábil, bem como para gestantes, atletas e pacientes pós cirurgia bariátrica.

 

A análise da variabilidade glicêmica permite não somente otimizar o controle glicêmico como também contribui para diminuir o risco cardiovascular em pacientes diabéticos, conforme mostrado na Figura 1.

Além de monitorar e registrar os níveis de glicose atuais, este exame proporciona informações sobre a direção, a magnitude, a duração, e a frequência das flutuações nos níveis de glicemia.

Este equipamento permite, por meio de um sensor inserido no subcutâneo do paciente (Figuras 2, 3 e 4), a coleta de dados cegos de glicose (paciente não tem acesso ao valor de glicose medido em tempo real. Em média, são colhidas 288 glicemias por dia, durante até 6 dias). Seguem os três passos:

Dentre as principais indicações do SMCG, destacamos:

Otimização do controle glicêmico em pacientes diabéticos, sobretudo na identificação de hipoglicemias assintomáticas, avaliação da discrepância entre as glicemias capilares e A1C e avaliação da resposta glicêmica a medicamentos, dietas e exercício.

Auxiliar na conscientização do indivíduo com DM sobre o impacto de aspectos comportamentais na glicemia (alimentação, exercício, estresse, etc.), podendo incentivá-lo a mudar hábitos e a cuidar da saúde.

Na gestação de pacientes diabéticas, visando melhora da taxa de A1C e redução de complicações maternas e fetais.

Investigação de hipoglicemia (insulinoma, hipoglicemia reativa, cirurgia bariátrica, etc.).

O exame está disponível nas unidades Alta LeblonLâmina Arpoador e Sérgio Franco CID Leblon, saiba mais informações sobre cada unidade nos sites das marcas. Caso tenha restado alguma dúvida sobre esse novo exame, entre em contato com um de nossos Núcleos de Assessoria Médica:

Alta: (21) 3003-9999
Lâmina: (21) 2227-8090
Sérgio Franco: (21) 2672-7171