Agendar consultas ou exames

 

A anemia é uma condição que ocorre quando há uma redução na quantidade de glóbulos vermelhos (hemácias) no sangue. Isso reduz o transporte de oxigênio para os tecidos do corpo.

A mais frequente é a anemia ferropriva, que ocorre quando há deficiência de ferro no organismo. No entanto, há diversos tipos de anemia.

Geralmente, a anemia provoca sintomas como fadiga, palidez e fraqueza, que impactam a qualidade de vida.  

Continue a leitura para saber mais sobre as causas, os tipos de anemia e o tratamento indicado. 

Anemia causada por doenças  

A anemia pode ser causada por diversas doenças, entre elas, estão:  

 

Anemia Falciforme

Trata-se de uma doença hereditária que provoca uma alteração na hemoglobina dos glóbulos vermelhos, responsável pelo transporte do oxigênio.

Portanto, modifica-se o formato dos glóbulos vermelhos, que ficam enrijecidos e deformados, lembrando uma foice ou meia-lua.

Isso encurta o tempo de vida dos glóbulos vermelhos e dificulta a circulação sanguínea.

Sem o tratamento adequado acontecem complicações graves, como AVC (Acidente Vascular Cerebral), problemas nos ossos, rins, pulmões e coração.   

 

Talassemia

É um tipo de anemia hereditária que afeta a produção de hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio nas células vermelhas.

Existem diferentes tipos de talassemia e os sintomas podem variar de leves a graves. 

 

Anemia Hemolítica

Esse tipo de anemia é caracterizado pela destruição prematura e acelerada das células vermelhas do sangue (hemácias).

Existem várias causas para a anemia hemolítica. No entanto, geralmente, ocorre devido a questões autoimunes, infecções, exposição a toxinas e reações a medicamentos.

Também acontece por conta de alterações na membrana ou das enzimas das hemácias.   

 

Anemia Aplástica

É um distúrbio do sangue, no qual há diminuição da produção de células sanguíneas na medula óssea. Portanto, ocorre uma redução no número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue.

As causas da anemia aplástica podem ser adquiridas ou hereditárias. Por isso, pode ocorrer após exposição a agentes tóxicos, infecções, reações imunológicas e uso de alguns medicamentos.

A gravidade da condição varia de leve a fatal. Sendo assim, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes para corrigir as deficiências sanguíneas. Frequentemente, há a necessidade de transfusão de sangue e transplante de medula óssea. 

 

Anemia por fatores nutricionais

A anemia por fatores nutricionais é causada por deficiências específicas de nutrientes que estão envolvidos na produção de hemoglobina ou na formação das células vermelhas do sangue.

Entre os tipos, podemos citar:  

 

Anemia Ferropriva

Conhecida também como anemia por deficiência de ferro, a anemia ferropriva acontece quando o organismo não tem a quantidade adequada de ferro para produzir hemoglobina.

As causas principais da anemia ferropriva são o sangramento intestinal crônico e a menstruação em excesso.

No entanto, alguns distúrbios gastrointestinais, como doença celíaca e doença inflamatória intestinal, prejudicam a absorção de ferro pelo intestino, levando à deficiência de ferro.

Além disso, a situação se agrava quando há ingestão inadequada de ferro na dieta.   

 

Anemia Megaloblástica

É um tipo de anemia caracterizada por glóbulos vermelhos grandes e imaturos (megaloblastos) na medula óssea. Essa condição é provocada por uma deficiência das vitaminas B12 e/ou ácido fólico (folato), essenciais para a síntese adequada de DNA e amadurecimento das células sanguíneas. 

 

Anemia causada pela perda de sangue

Quando há perda de sangue, seja devido a hemorragias agudas (perda de sangue rápida) ou crônicas (perda gradual ao longo do tempo), pode ocorrer uma diminuição nos níveis de ferro do organismo, levando à anemia.

Pode ocorrer após um trauma, cirurgia, parto, úlceras gástricas ou outras condições que causem uma perda significativa de sangue em um curto período.

Além disso, em alguns casos, a perda de sangue pode ser mais lenta e prolongada devido a doenças inflamatórias intestinais e sangramento gastrointestinal, por exemplo.  

 

Sintomas de anemia

A anemia é uma condição que provoca diversos sinais e sintomas, que variam na intensidade.

Entre os mais comuns, estão:

  • Fadiga e fraqueza;  
  • Palidez;   
  • Tontura e desmaios;  
  • Falta de ar;   
  • Arritmias cardíacas;   
  • Unhas quebradiças e cabelos frágeis;   
  • Dificuldade de concentração.  

 

Diagnóstico

O diagnóstico da anemia ferropriva geralmente envolve uma avaliação dos sintomas, análise do histórico médico e exames laboratoriais, como hemograma.

Geralmente, o hemograma completo mede os níveis de hemoglobina e outras características do sangue. Além disso, a dosagem de ferritina indica uma deficiência de ferro.

Quando identificada a falta de ferro, caso o paciente não tenha uma causa evidente de sangramento crônico, deve-se realizar endoscopia digestiva alta e colonoscopia.

Agendar exames

 

Tratamentos para anemia

O tratamento para a anemia varia de acordo com a causa e tipo específico da doença.  

Quando a anemia é provocada pela ausência de ferro, geralmente, o tratamento visa controlar a deficiência de mineral no organismo. Portanto, envolve a suplementação de ferro, via oral ou endovenosa.   

Se a anemia for causada por deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, os suplementos dessas vitaminas podem ser recomendados. 

Além dos suplementos, é importante manter uma alimentação saudável, com itens ricos em ferro.  

Em casos graves de anemia, quando os níveis de hemoglobina estão muito baixos, pode ser preciso realizar transfusões de sangue. 

Em alguns casos, é necessário identificar e tratar a causa da deficiência de ferro. Isso envolve o tratamento de distúrbios gastrointestinais que afetam a absorção de ferro ou a perda de sangue.   

Por fim, o acompanhamento com um hematologista é fundamental para monitorar os níveis de hemoglobina e ajustar o tratamento conforme necessário.

Agendar consultas ou exames