O atendimento domiciliar, que oferece serviços como exames, vacinas e monitoramentos diretamente na casa ou no local de trabalho do paciente, se estabelece como um dos principais pilares da saúde no Brasil, especialmente após a pandemia. A Dasa, líder em medicina diagnóstica no país, estuda estratégias para alcançar a marca de 1 milhão de atendimentos domiciliares ou InCompany em 2025, acompanhando o movimento de descentralização e personalização da saúde.
 
A busca por conveniência e agilidade favoreceu a adesão a esse modelo de cuidado. Segundo a Pesquisa de Tendências em Saúde 2025, 68% dos brasileiros passaram a buscar mais serviços de saúde em casa durante a pandemia — um comportamento que se manteve no pós-pandemia e mostra uma mudança definitiva na jornada do paciente.

“O modelo de atendimento domiciliar não é apenas uma tendência passageira, mas um reflexo das novas expectativas dos pacientes, que buscam conveniência, qualidade e rapidez. Estamos acompanhando esse movimento para garantir que a saúde chegue ao paciente com a excelência que ele merece, onde quer que ele esteja”, afirma Roberto Caldeira Cury, Vice-Presidente de Unidades de Atendimento e Experiência do Cliente.

De acordo com a mesma pesquisa, 72% dos brasileiros afirmam que preferem receber cuidados de saúde em casa ou no trabalho sempre que possível — um dado que reforça a visão de que o futuro da saúde é móvel e acessível.

A operação da Dasa registrou aumento de 280% entre 2019 e 2024, reflexo do aumento da procura e do aumento gradual da oferta. Hoje, são mais de 3.000 produtos disponíveis no portfólio de atendimento domiciliar, incluindo exames laboratoriais, vacinas, infusão medicamentosa, genética, exames de imagem, polissonografia, laserterapia e até o tradicional furinho da orelha para bebês.

Todos os meses, cerca de 8 mil novos pacientes passam a utilizar o serviço em nossa rede. E, com presença nacional, a Dasa realiza atendimentos domiciliares diários em 35 marcas, mais de 70 cidades e 14 estados. A estrutura logística percorre, mensalmente, uma quilometragem equivalente a mais de 20 voltas ao redor da Terra, demonstrando a robustez e o alcance da operação.

O impacto da pandemia

Com a pandemia, o aumento da saúde domiciliar ocorreu significativamente no mercado de saúde. De acordo com o Estudo sobre Saúde Domiciliar Pós-Pandemia (2024), o mercado brasileiro de atendimentos domiciliares teve elevação de 35% entre 2020 e 2023. As expectativas para 2025 continuam otimistas, acompanhando a crescente demanda por soluções que ofereçam praticidade e menor tempo de espera.

A Dasa tem acompanhado essa tendência por meio do aumento gradual do portfólio e da incorporação de tecnologia, proporcionando uma jornada fluida, com resultados rápidos e possibilidade de monitoramento remoto.

Sobre a Dasa

A Dasa é uma das maiores empresas de saúde do mundo, líder em medicina diagnóstica no Brasil. Trabalha para transformar sua especialização, alcance e escala em acesso à saúde de qualidade e cuidado humanizado para todos os brasileiros. A empresa faz parte da vida de mais de 20 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, amplo portfólio de exames e serviços e foco na melhor experiência em saúde. Com mais de 25 mil colaboradores e mais de 350 mil médicos parceiros, processa mais de 414 milhões de exames por ano em suas mais de 40 marcas presentes em todo o território nacional.

Essa capilaridade única, torna a Dasa a companhia de saúde que mais se relaciona com o brasileiro, com soluções conectadas à realidade e à diversidade do país. Com uma governança baseada em gestão disciplinada e capacidade de execução, a empresa avança como uma organização inovadora, focada e sustentável, sempre pautada pela excelência médica e pelo nosso compromisso com a sustentabilidade do setor da saúde.

 

 Referencias:

  1. Pesquisa de Tendências do Setor Saúde (2024) https://www.neadsaude.org.br/2023/10/23/demanda-de-atendimento-domiciliar-esta-em-crescente-no-brasil/
  2. Estudo sobre Saúde Domiciliar Pós-Pandemia (2024)

https://jornalismo.iesb.br/destaque3/home-care-cresce-no-brasil-mas-enfrenta-desafios/?utm_source=chatgpt.com