A vacina contra meningite é de extrema importância, pois a infecção apresenta grande potencial epidêmico e a prevenção é o método mais eficaz para combater a bactéria.
Mundialmente, estima-se que ocorram 500 mil casos de meningite e 50 mil óbitos por ano, sendo o sorogrupo A é o principal responsável por esse número. Já no Brasil, o meningococo C é o responsável pela maioria dos casos no país.
O que é meningite?
A meningite é uma infecção grave que atinge diretamente as meninges – que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e que, se não tratada rapidamente, pode levar o paciente infectado a óbito em menos de 24 horas ou deixar sequelas da meningite.
O meningococo é caracterizado por 12 sorogrupos capsulares (A, B, C, E, H, I, K, L, W, X, Y e Z), de acordo com a composição bioquímica e a estrutura do polissacarídeo capsular. Os sorotipos A, B, C, W, X e Y são responsáveis pela maioria dos casos de meningite.
A doença é muito grave, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. É importante observar quaisquer sintomas de meningite em bebês e procurar auxílio médico o mais rápido possível para fazer os exames de diagnóstico.
Saiba como diagnosticar meningite precocemente e evitar complicações e possíveis sequelas causadas pela doença.
Cobertura vacinal e vacina contra diversos tipos de meningite disponíveis no SUS
O SUS disponibiliza 5 vacinas que conferem proteção contra diferentes tipos de meningite:
- Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C (previne a meningite bacteriana causada pelo meningococo do sorogrupo C), rotineiramente administrada a crianças aos 3 e 5 meses, com reforço aos 12 meses de idade;
- Vacina meningocócica conjugada para sorogrupos A, C, W e Y (previne a meningite bacteriana causada pelos meningococos dos sorogrupos A, C, W e Y), administrada a adolescentes de 11 e 12 anos desde 2020;
- Vacina pentavalente (protege contra a meningite causada pelo Haemophilus influenzae tipo b);
- Vacina pneumocócica conjugada 10-valente (protege contra a meningite causada por dez sorotipos de Streptococcus pneumoniae);
- Vacina BCG (previne a meningite tuberculosa).
É importante ressaltar que, além desses imunizantes, há vacinas da meningite que não estão disponíveis na rede pública e são extremamente eficientes e seguras no combate à doença:
- Meningocócica B: protege contra meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo do sorogrupo B.
- Pneumocócica conjugada 13-valente: previne 90% das doenças invasivas graves (pneumonia, meningite, sepse), além de outras infecções como otites e sinusites causadas por 13 sorotipos de pneumococos em crianças.
Acesse o Nav, plataforma de saúde digital da Dasa, para consultar valores e agendar a vacina da meningite no laboratório mais próximo.
Quais os tipos de vacina contra meningite?
Conheça os tipos de vacina capazes de prevenir a meningite:
1. Vacina meningocócica C
A vacina meningocócica C conjugada (MenC) foi implantada em 2010 no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Quando tomar?
A partir de 2 meses de idade. No SUS ela é administrada aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses. A vacina também pode ser tomada por adolescentes e adultos, para controle de surtos, realização de bloqueios vacinais ou vacinação em massa.
2. Vacina meningocócica ACWY
A vacina meningocócica ACWY protege contra os sorogrupos A, C, W, Y do meningococo.
Quando tomar?
A vacina meningocócica ACWY é licenciada para crianças a partir de 2 meses de idade, adolescentes e A vacina meningocócica ACWY é licenciada para crianças a partir de 2 meses de idade, adolescentes e adultos. É oferecida no SUS para adolescentes de 11 a 14 anos. Pacientes do grupo de risco que tomam medicamento que leva a deficiência de complemento também podem receber uma dose da vacina a cada 5 anos nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais.
3. Vacina meningocócica B
Auxilia na proteção de crianças a partir de 2 meses e adultos até 50 anos de idade.
Quando tomar?
A vacina meningocócica B pode ser aplicada a partir dos 2 meses de idade até os 50 anos.
O esquema de vacinação varia de acordo com a época de início da vacinação:
- Bebês entre os 3 e os 5 meses de idade necessitam de 2 doses e reforço da vacina a partir dos 12 meses.
- Bebês entre os 6 e 11 meses devem tomar 2 doses da vacina com reforço no segundo ano de vida e pelo menos 2 meses após a segunda dose da vacina.
- Crianças de 12 a 23 meses devem tomar 2 doses da vacina com reforço entre 12 e 24 meses após a segunda dose.
- A partir de 24 meses, são recomendadas 2 doses da vacina com intervalo de 2 meses entre as doses, sem necessidade de reforço.
4. Vacina pneumocócica conjugada
Essa vacina tem como objetivo prevenir doenças como pneumonia, meningite e septicemia, causadas pela bactéria S. pneumoniae.
Quando tomar?
A vacina deve ser tomada a partir de 6 semanas até os 5 anos de idade.
- São necessárias 3 doses em crianças de até 6 meses, com reforço após 12 meses.
- A partir de 7 até 11 meses, duas doses com reforço entre 12 e 15 meses.
- De 12 a 23 meses recomendam-se 2 doses.
- A partir de 24 meses, somente 1 dose.
5. Vacina conjugada contra Haemophilus influenzae tipo b
Essa vacina imuniza contra doenças como meningite, septicemia, artrite, epiglotite e pneumonia causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b.
Ela faz parte da vacina Pentavalente administrada no SUS aos 2, 4 e 6 meses de idade.
No sistema privado, ela faz parte das vacinas Pentavalente e Hexavalente e é administrada aos 2, 4 e 6 meses de idade, com reforço aos 15 meses de idade.
6. Vacina BCG contra a meningite tuberculosa
A vacina BCG é uma das vacinas indicadas desde o nascimento do bebê. Ela é extremamente segura e eficiente para prevenir a tuberculose, principalmente as formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.
Quando tomar?
A vacina é indicada para crianças a partir do nascimento até antes de completar 5 anos de idade.
Contraindicações
A vacina BCG é contraindicada nos casos de:
- pessoas imunodeprimidas;
- recém-nascidos de mães que usaram medicamentos durante a gestação que possam causar imunodepressão do bebê nos primeiros meses de vida;
- bebês antes de atingirem 2 kg.
Vantagens da Vacina contra Meningite particular
Há vantagens ao optar pela vacinação particular:
- Dependendo da vacina, pode ser administrada em qualquer idade;
- Você pode optar pela vacinação domiciliar;
- Há vacinas que estão disponíveis apenas na rede particular;
Agende a aplicação da vacina contra meningite em casa ou no escritório
Sabia que você pode cuidar da saúde sem sair do conforto do seu lar? Conheça o serviço de atendimento domiciliar Saúde Até Você.
Principais dúvidas sobre vacina meningocócica:
Qual vacina da meningite meningocócica não tem no SUS?
A vacina meningocócica C está disponível no SUS desde 2010. Foi introduzida também no SUS a vacina meningocócica ACWY para adolescentes entre 11 e 14 anos de idade. A vacina meningocócica B não está disponível no SUS.
Quantas doses da vacina meningocócica são necessárias?
O esquema de vacinação com diferentes números de doses varia de acordo com a idade da criança.
Como é aplicada a vacina meningocócica?
Em bebês e crianças de até 2 anos, a vacina é aplicada na região lateral da coxa.
Já em crianças maiores, adolescentes e adultos, a vacina é aplicada no braço, podendo ser aplicada na região lateral da coxa também.
Qual idade para tomar vacina contra meningite?
A partir de 2 meses de idade é recomendado tomar a vacina contra meningite.
Onde é aplicada a vacina meningocócica?
Em bebês, a vacina é aplicada na coxa. Já em crianças maiores, adolescentes e adultos, a vacina é aplicada no braço.
Qual vacina da meningite é mais importante?
Todas são importantes pois previnem contra diferentes tipos de meningite.
No Brasil, o meningococo C é o principal responsável pelos casos no país. É importante tomar a vacina meningocócica C, implementada no calendário de vacinação desde 2010.
Quem tomou vacina contra meningite pode pegar a doença?
Sim, embora seja menos frequente, é possível pegar a doença causada por outros agentes menos comuns.
As vacinas contra meningite precisam de reforço ao longo da vida?
O reforço é recomendado na infância em curto intervalo de tempo e a cada 5 anos dependendo da faixa etária.
Qual a diferença da vacina de meningite meningocócica oferecida pelo SUS e na rede privada?
Antes o SUS apenas oferecia a vacina meningocócica conjugada C que previne contra esse tipo de meningite. Atualmente a vacina meningocócica ACWY, que antes era disponível apenas na rede privada, foi implementada na rede pública em adolescentes entre 11 e 14 anos e confere proteção contra quatro diferentes tipos da bactéria.
A vacina meningocócica B não está disponível no SUS.
Quais as possíveis reações da vacina?
Em 10% dos vacinados pode ocorrer: inchaço, endurecimento, dor e vermelhidão no local da aplicação; perda de apetite; irritabilidade; sonolência; dor de cabeça; febre; calafrios; cansaço; dor muscular.
Entre 0,1% a 1% dos pacientes vacinados apresentam: insônia; choro persistente; sensibilidade diminuída da pele no local da aplicação; vertigem; coceira; dor muscular; dor nas mãos e pés e mal-estar
Todas as reações acima duram de 24 a 48 horas.