A vacina dTpa + polio é indicada para crianças a partir de 4 anos de idade e para doses de reforços em adolescentes e adultos.
Adolescentes, adultos e gestantes: a dTpa+Polio pode substituir a vacina dTpa, uma vez que ambas conferem proteção contra difteria, tétano, coqueluche e além disso, a primeira também protege contra a poliomielite.
Viajantes: em caso de viagens a locais de risco para a poliomielite, pode ser aplicada mesmo em pessoas que estejam em dia com a dTpa. Pode ser aplicada em adolescentes, adultos e gestantes.
Doses
Recomenda-se uma dose da vacina dTpa a cada 10 anos, podendo ser administrada a partir dos 4 anos de idade. Isso vale para todas as faixas etárias, desde adolescentes até idosos.
Contraindicações
A vacina dTpa + IPV é contraindicada quando:
- A pessoa a ser vacinada apresenta hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina (anafilaxia);
- A pessoa tem histórico de encefalopatia que ocorreu dentro de 7 dias após a primeira vacinação com o componente pertussis (coqueluche);
No caso de pacientes que estejam com febre no dia da aplicação, é recomendado adiar a vacinação.
Reações Adversas
As reações mais comuns incluem dor de cabeça, febre, reações no local da aplicação (dor, vermelhidão e inchaço), fadiga e mal-estar.
Do que é feita?
A vacina dTpa + IPV é inativada e contém os toxoides diftérico e tetânico (toxinas produzidas pelas bactérias causadoras das doenças e que são inativadas em laboratório), componentes da bactéria da coqueluche, vírus da poliomielite inativados (mortos) tipos 1, 2 e 3, sal de alumínio como adjuvante, 2-fenoxietanol, polissorbato 80, cloreto de sódio e água para injeção.
Forma de aplicação
É recomendado que a vacina seja aplicada por via intramuscular.
Na rede particular, a vacina está disponível para todos os grupos. No setor público, encontra-se apenas a dTp-celular (sem IPV).