A vacina hepatite B adulto é indicada para:
- Especialmente indicada para gestantes não vacinadas.
- Adolescentes e adultos, não vacinados anteriormente, recomenda-se três doses com intervalo de um mês entre primeira e a segunda e de seis meses da segunda para a terceira dose.
- Pessoas com comprometimento do sistema imunológico necessitam de dose dobrada em quatro aplicações, para melhorar a resposta ao estímulo produzido pela vacina.
Doses
Recomenda-se três doses, com intervalo de um mês entre primeira e a segunda e de seis meses da segunda para a terceira dose.
Contraindicações
- Pessoas que apresentaram alergia grave (anafilaxia) a qualquer componente da vacina ou com a dose anterior.
- Pessoas que desenvolveram púrpura trombocitopênica após dose anterior de vacina com componente hepatite B.
- Pacientes que estejam com febre no dia da aplicação, é recomendado adiar.
Reações Adversas
- Pode ocorrer dor de cabeça, febre, reações no local da aplicação (dor, vermelhidão e inchaço), fadiga e mal-estar.
Do que é feita?
Vacina inativada, composta por proteína de superfície do vírus da hepatite B purificado, hidróxido de alumínio, fosfato de sódio, fosfato de potássio e borato de sódio, cloreto de sódio e água para injeção.
Se eu perdi minha carteira de vacinação, posso tomar essa vacina novamente?
A vacina hepatite B é segura e não causa riscos à saúde se administrada mais de uma vez, caso a pessoa tenha perdido sua carteira de vacinação.
Entretanto, o ideal é que uma pessoa a partir da adolescência faça uma sorologia para hepatite B antes de se vacinar. Isto permite avaliar se ela já tem anticorpos para esta doença. Se tiver, está imune e não precisa se vacinar; se não tiver, precisa se vacinar.
Grávidas podem tomar a vacina hepatite B?
Sim, a vacina é especialmente indicada para gestantes não vacinadas e não oferece riscos para a mãe ou para o bebê.
Para que serve a vacina hepatite B em recém-nascido?
A vacina Hepatite B é indicada para pessoas de todas as faixas etárias, principalmente para recém-nascidos nas primeiras 12-24 horas de vida. A vacina serve para prevenir a hepatite crônica, que acomete cerca de 90% dos bebês contaminados ao nascer.
Se eu tomar a vacina hepatite B, eu estarei imune para sempre?
A imunidade conferida pela vacina hepatite B é duradoura, não se recomendando reforços após o esquema de vacinação para indivíduos sadios.
Já indivíduos com alguma condição de imunossupressão por doença ou medicação podem precisar repetir a vacina de acordo com a orientação médica e baseado em testes para dosagem de anticorpos.
Por quantos anos vale a vacina hepatite B?
Estudos realizados mostram que mesmo após 30 anos da vacinação as pessoas sadias vacinadas com a vacina hepatite B mantêm-se protegidas contra esse vírus.