A vacina Hexavalente é recomendada para crianças a partir de 2 meses de idade e pode ser aplicada até os 7 anos, sempre que seja indicada alguma das vacinas incluídas nessa combinação.
Doses da vacina hexavalente
É recomendada a aplicação de 2 doses da vacina aos 2 e 6 meses de idade.
Aos 4 meses de idade, a criança toma a vacina Pentavalente (sem o componente da hepatite B). Depois é necessário um primeiro reforço entre 12 e 18 meses com a vacina Pentavalente e um segundo reforço entre 4 e 6 anos de idade, sendo este realizado com a vacina dTpa + Polio.
Contraindicações
A imunização é contraindicada em:
- Maiores de 7 anos;
- Crianças que apresentaram encefalopatia nos sete dias após a aplicação de dose anterior de vacina contendo componentes da coqueluche;
- Anafilaxia a qualquer componente da vacina;
Além disso, é recomendado adiar a vacinação em pacientes que estejam com febre no dia da aplicação.
Reações Adversas
- Vermelhidão, dor ou inchaço no local de aplicação;
- Febre;
- Perda de apetite;
- Vômito;
- Irritabilidade;
- Choro persistente;
- Sonolência.
Os eventos adversos são um pouco mais frequentes nas doses de reforço.
Do que a vacina hexavalente é feita?
Composta por vacina tríplice bacteriana acelular (DTPa), vacina poliomielite inativada (VIP), vacina hepatite B (HB) e vacina Haemophilus influenzae tipo b (HIb): DTPa-VIP-HB/Hib. Dependendo do fabricante da vacina, pode conter também lactose, cloreto de sódio, 2-fenoxietanol, hidróxido de alumínio e água para injeção.
Local de aplicação
A aplicação é via intramuscular, no músculo vasto lateral da coxa para crianças até dois anos. Acima de dois anos, pode ser aplicada no músculo deltoide do braço.
Comparativo entre Vacinas
Vacinas Particulares
- A Hexavalente é equivalente a Penta da rede pública, porém, a Hexa protege contra seis doenças em apenas uma aplicação (picada).
- DTPa é acelular na rede privada, ou seja, diminui o risco da criança ter reação à vacina em 80% a 90%.
Vacinas Setor Público
- UBS realiza a Pentavalente (DTPw+HB+Hib) e a IPV separado, ou seja, a criança recebe duas picadas para a mesma aplicação.
- A vacina DTPw é celular.