Dasa
Por Eng
Menu
Seta Seta Seta Predomínio da variante Delta e surgimento da Ômicron reacendem alerta em momento de redução de casos e óbitos no Brasil
Dados de Agosto e Setembro/2021

Predomínio da variante Delta e surgimento da Ômicron reacendem alerta em momento de redução de casos e óbitos no Brasil

Emergência da variante Ômicron e identificação da variante Mu trazem incertezas quanto ao futuro da pandemia. O momento é de queda nos números de casos e óbitos no Brasil, em contraste ao recrudescimento em grande parte da Europa

Equipe Dasa,

Publicado em 03 de janeiro de 2022

Nos mapas abaixo, você acompanha em tempo real as atualizações mais recentes sobre a presença do SARS-CoV-2 nas cinco regiões do Brasil. Os dados são o resultado de pesquisas científicas lideradas pelo Genov, projeto de vigilância genômica da Dasa, e abertos ao público com objetivo de monitorar o cenário da Covid-19 no Brasil.

Agosto/2021

Setembro/2021

Abaixo, o gráfico de barras mostra o comportamento das variantes por estado. É possível visualizar, da esquerda para a direita, a linha do tempo referente aos meses desde o início do projeto Genov.

Contexto

O quarto relatório do projeto Genov apresenta os dados do sequenciamento completo de 2.624 amostras colhidas nas primeiras quinzenas de agosto (1.240 amostras) e setembro de 2021 (1.384 amostras), provindas de pacientes da Dasa com RT-PCR positivo para SARS-CoV-2.

A divulgação do relatório, em meio à emergência da variante Ômicron em Novembro/21 e da identificação dos primeiros casos da variante Mu, reafirma o importante papel da vigilância genômica. Vinte (20) estados brasileiros tiveram pelo menos uma (1) amostra sequenciada, ausentes amostras do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

O processo de análise dos genomas com informações epidemiológicas, dados clínicos e laboratoriais, produz novas informações que são fundamentais para o combate à Covid-19 no Brasil e no mundo. A seguir, os principais resultados da pesquisa.

Insights

1O relatório aponta uma progressiva substituição da variante Gama e suas derivadas pela Delta, sendo praticamente 50% de cada em Agosto de 2021. Em Setembro de 2021 a Delta já atinge mais de 95% dos casos, predominando em todas as regiões do país.

2Verifica-se também a diversificação das linhagens de Delta: foram detectadas duas possíveis sublinhagens de origem nacional, inicialmente descritas pelo programa de vigilância genômica do Inst. Butantan (São Paulo, SP) e também encontradas pelo Genov.

3Predomínio da variante Delta: em comparação aos resultados de julho de 2021, em que 121 das 956 amostras sequenciadas corresponderam à variante Delta, em Agosto de 2021, das 1.240 amostras sequenciadas 761 corresponderam à Delta e, em Setembro de 2021, 1.318 das 1.384 sequências geradas foram classificadas como Delta.

4O relatório identificou também os primeiros casos da variante Mu. Além disso, a emergência da variante Ômicron em Novembro de 2021 chama a atenção para a importância da vigilância genômica.

Download

Para ler o 4º Relatório Genov na íntegra, clique aqui.

Ler todos os relatórios clique aqui