Dasa
Por Eng
Menu
SetaQuem somos

Genov

Genov é o projeto científico de vigilância genômica da Dasa - maior rede de saúde integrada do país. A iniciativa tem como missão acompanhar a evolução do vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19. O objetivo é detectar, por meio da vigilância por sequenciamento amostral, o surgimento de variantes e conhecer a evolução genética do vírus, principalmente nesse momento de avanço da Gama no país. O projeto conta com o aval do Comitê de Ética, afiliado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

A Dasa provê os recursos humanos, técnicos e operacionais do projeto, contando com estrutura física de diagnóstico genômico. As amostras analisadas serão provenientes dos laboratórios de medicina diagnóstica da companhia, espalhados em 900 pontos por todo o Brasil. O sequenciamento dessas amostras será realizado no Centro de Diagnóstico em Genômica da Dasa, maior parque tecnológico especializado em sequenciamento genético da América Latina, localizado em São Paulo.

Genov: um marco para a ciência no Brasil

O Genov representa um passo histórico na ciência no Brasil, tamanhas as contribuições para a comunidade científica e para a sociedade civil. O projeto vai aumentar o número de sequenciamentos do SARS-CoV-2 no país, formando o maior banco privado de genoma do SARS-CoV-2 brasileiro. As amostras serão sequenciadas com base em critérios clínicos, imunológicos e epidemiológicos: o diferencial do projeto é considerar a incidência da doença no último mês, em cada região do país.

Em um intenso trabalho de pesquisa, serão sequenciados 30 mil genomas do em até 12 meses (cerca de 3 mil amostras ao mês) a fim de colaborar com o rastreio e bloqueio de contactantes de portadores de variantes de atenção e com a avaliação de casos de apresentação clínica anômala (reinfecções, persistências, casos graves em pacientes fora de grupos de risco).

Iniciativa vai antecipar cenários evolutivos do vírus

A maior circulação do vírus é uma oportunidade de vantagem evolutiva e geração de novas variantes que podem ter maior capacidade de infectar células humanas, levando a cargas virais maiores, como vimos na Gama. Isso leva ao aumento da transmissibilidade e, eventualmente, agravamento da doença. O projeto Genov atende à urgência de nos anteciparmos a esse cenário, enquanto a vacinação segue seu curso, para que saiamos da situação de crise em que estamos inseridos hoje.

O sequenciamento sistemático e de amostra representativa dos novos casos do SARS-CoV-2 permite acompanhar com segurança e agilidade a evolução do vírus em tempo real e vai gerar informações de foco social sobre a prevalência de variantes, dados precoces sobre o aparecimento e reflexo de novas variantes de interesse (VOIs) e de preocupação (VOCs) sobre a doença e seu impacto na gravidade do quadro clínico. O reforço das medidas não farmacológicas (distanciamento e isolamento social, uso de máscara e higienização das mãos), a oferta de vacinas em larga escala e a vigilância genômica, compõem o tripé da prevenção da Covid-19.

A importância da vigilância genômica no Brasil

No mundo todo, poucos países fazem vigilância genômica para identificar, caracterizar e isolar as variantes quando elas aparecem na região. Esse processo ajuda na tomada de decisões para evitar que a variante se torne dominante naquele território. Com a caracterização do perfil de variantes, é possível evitar o aumento dos casos graves, da mortalidade e do colapso do sistema de saúde pela doença.

Os resultados serão divulgados mensalmente no GISAID, banco de dados científico global que fornece acesso aberto a dados genômicos do vírus influenza e do coronavírus. Os dados também serão compartilhados neste site, em português e inglês, periodicamente e reports periódicos.

Sobre a Dasa

A Dasa é a maior rede de saúde integrada do país e, atualmente, cuida da jornada de mais de 20 milhões de pessoas por ano. Criada para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, a Dasa está presente em todas as etapas de cuidado. Acredita na gestão da saúde – e não apenas da doença – e atua sob a ótica da navegação preventiva, preditiva e personalizada.

Firme na abordagem high tech + high touch, a Dasa acredita na jornada de saúde que integra medicina diagnóstica, hospitais de alta complexidade, genômica, oncologia, coordenação de cuidados, atenção primária e secundária, telemedicina e pronto atendimento. Além disso, propõe uma navegação sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, incluindo também soluções integradas de saúde corporativa, por meio do Dasa Empresas, e o cuidado de seus mais de 40 mil colaboradores.

Somos 250 mil médicos parceiros, 16 hospitais referências (considerando rede própria, crescimentos inorgânicos e os deals que ainda estão sob aprovação dos órgãos reguladores), e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 900 unidades no Brasil. Somos Dasa e somos para toda a vida. Para mais informações, acesse: .