Dasa
Por Eng
Menu
Seta Seta Seta Queda na incidência de casos vem acompanhada pela detecção de novas variantes
Dados de agosto e setembro/2022

Queda na incidência de casos vem acompanhada pela detecção de novas variantes

Mês de setembro registra a diminuição progressiva do número de casos e, ao mesmo tempo, o surgimento de variantes inéditas nas amostras de Genov.

Equipe Dasa,

Publicado em 26 de dezembro de 2022

Nos mapas abaixo, você acompanha em tempo real as atualizações mais recentes sobre a presença do SARS-CoV-2 nas cinco regiões do Brasil. Os dados são o resultado de pesquisas científicas lideradas pelo Genov, projeto de vigilância genômica da Dasa, e abertos ao público com objetivo de monitorar o cenário da Covid-19 no Brasil.

Agosto/2022

Setembro/2022

Abaixo, o gráfico de barras mostra o comportamento das variantes por estado. É possível visualizar, da esquerda para a direita, a linha do tempo referente aos meses desde o início do projeto Genov.

Contexto

O décimo relatório do projeto Genov, trabalho de vigilância genômica da Dasa, apresenta dados referentes ao sequenciamento completo de 1.579 genomas de SARS-CoV-2, com 1.306 amostras colhidas na primeira quinzena de agosto de 2022 e 273 amostras colhidas na primeira quinzena de setembro de 2022.

As amostras são oriundas de pacientes da Dasa com RT-PCR positivo para SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19. Apenas os genomas virais são sequenciados e associados somente a dados básicos dos pacientes como idade, sexo e local de coleta, respeitando o anonimato.

Este período foi marcado pela menor taxa de incidência de casos observada em 2022 e pela detecção inédita de variantes que já causam aumento de casos em outros países e que serão monitoradas nos próximos meses – reforçando, mais uma vez, o papel fundamental do trabalho de vigilância genômica.

Insights

1O período analisado neste relatório é marcado pela continuação da dominância da linhagem BA.5 e pela expansão de suas sublinhagens, com destaque para BA.5.1 e BA.5.2.1 (relatório 10/tabela 2).

2Apesar desse predomínio observado, uma queda progressiva da incidência de casos foi constatada e o mês de setembro terminou com a menor taxa de positividade observada em 2022 (relatório 10/figura 2).

3Foram detectadas, pela primeira vez nas amostras do Genov, as variantes BA.2.75.5, BL.1, BQ.1 e BQ.1.1 – que já causam aumento de casos em outros países e que deverão ser monitoradas nos próximos meses.

4Na primeira quinzena de setembro de 2022, foi identificada a linhagem BA.2.75.5 numa amostra coletada na cidade do Rio de Janeiro e de BL.1 em quatro amostras da cidade de São Paulo – duas delas foram coletadas na segunda quinzena de setembro.

5Nenhuma amostra correspondente a essas linhagens haviam sido detectadas no Brasil até então. Até o dia 04/11/22 haviam disponíveis no banco de dados GISAID cerca de 884 genomas completos de BL.1, em que apenas sete são da América do Sul (seis do Chile e um do Peru). Em relação à BA.2.75.5, até a mesma data havia 983 genomas completos referentes a outras regiões do planeta e apenas dois do Chile.

Download

Para ler o 10º Relatório Genov na íntegra, clique aqui.

Ler todos os relatórios clique aqui