A recombinante denominada XBB permanece sob monitoramento da Organização Mundial de Saúde (OMS) por ter características específicas de transmissibilidade e de escape imune
Equipe Dasa,
Publicado em 10 de fevereiro de 2023
Nos mapas abaixo, você acompanha em tempo real as atualizações mais recentes sobre a presença do SARS-CoV-2 nas cinco regiões do Brasil. Os dados são o resultado de pesquisas científicas lideradas pelo Genov, projeto de vigilância genômica da Dasa, e abertos ao público com objetivo de monitorar o cenário da Covid-19 no Brasil.
Abaixo, o gráfico de barras mostra o comportamento das variantes por estado. É possível visualizar, da esquerda para a direita, a linha do tempo referente aos meses desde o início do projeto Genov.
O décimo primeiro relatório do projeto Genov, trabalho de vigilância genômica realizado pela Dasa, traz dados referentes ao sequenciamento completo de 2.282 genomas de SARS-CoV-2, com 529 amostras colhidas entre 1 e 31 de outubro de 2022 e outras 1.753 colhidas de 1 a 23 de novembro do mesmo ano.
As amostras são provenientes de pacientes da Dasa com RT-PCR positivo para SARS-CoV-2. Somente os genomas virais são sequenciados e associados apenas a dados básicos dos pacientes como idade, sexo e local de coleta, prezando sempre pelo anonimato.
Após a onda provocada pela subvariante Ômicron BA.5, que teve seu ápice em julho de 2022, o período analisado neste relatório foi marcado por uma queda acentuada na incidência de casos em todo o país. O presente relatório apresenta também a figura ‘Frequência das variantes de preocupação (VOCs) e sublinhagens Ômicron nas amostras do Genov’, referente ao período de maio de 2021 a novembro de 2022, totalizando 20.937 amostras.
1 Em setembro de 2022, verificou-se que a onda provocada pela subvariante BA.5 foi diminuindo até a identificação de um número de casos baixíssimo para o contexto geral da pandemia.
2 No final do mês de outubro de 2022, os indicadores do trabalho de vigilância genômica apontaram para uma nova onda referente à subvariante Ômicron BQ.1.
3 Em novembro de 2022, esta mesma subvariante (BQ.1) respondeu por 52% das amostras de Genov. Nesse mesmo período foram verificados os primeiros casos da sublinhagem recombinante XBB, que está sob monitoramento da Organização Mundial de Saúde (OMS) por apresentar características diferenciadas referentes à transmissibilidade e ao escape imune.
4 Em uma amostra colhida em novembro de 2022 foi identificado o primeiro caso da sublinhagem derivada XBB.1.5 no país, oriunda de uma paciente de Indaiatuba-SP, recém chegada dos Estados Unidos – o país apresenta predomínio da XBB.1.5, especialmente na região de Nova York.
Para ler o 11º Relatório Genov na íntegra, clique aqui.
Ler todos os relatórios clique aqui