A ansiedade social, também conhecida como fobia social, representa um subtipo de ansiedade caracterizada pela presença de desconforto importante em situações ou ambientes de interação social. Ocorre um medo excessivo e desproporcional de possíveis julgamentos ou críticas, desencadeando quadros de extrema angústia ao indivíduo.  

 

Um estudo de 2019 publicado na revista Eating and Weight Disorders avaliou a relação entre compulsão alimentar e ansiedade social em adolescentes que procuraram tratamento para distúrbios alimentares ou obesidade grave. A compulsão alimentar é um comportamento frequente em crianças e adolescentes com desordens alimentares ou obesidade severa. Comportamentos alimentares desordenados tem sido associados a problemas de saúde mental como a ansiedade, em especial a ansiedade social, embora os fundamentos e a interação entre esses quadros não estejam bem compreendidos. 

Um dos objetivos do estudo foi determinar se a presença de ansiedade social representa fator preditor para o comer compulsivo, dado não documentado na adolescência até o momento. Após a aplicação de questionários específicos, pode-se observar que quadros mais intensos de ansiedade social representam fator preditor ao desenvolvimento de compulsão alimentar em adolescentes, devendo- se, dessa forma, estar atento a essa manifestação.