Agendar Consulta

 


Você já ouviu falar em dieta cetogênica? Trata-se de uma dieta baixa em carboidratos e rica em gordura que oferece diversos benefícios à saúde.  

A cetose é um estado metabólico em que seu corpo utiliza gordura como combustível em vez de carboidratos, sendo uma excelente maneira de reduzir peso e diminuir os fatores de risco para doenças. 

Dieta cetogênica: o que é?

Essa é uma dieta pobre em carboidratos, como pães, farinha branca e arroz e rica em alimentos que contém gorduras boas e uma quantidade específica de proteínas.  

Essa estratégia visa emagrecimento, uma vez que o organismo utiliza a própria gordura para gerar energia. 

Dieta cetogênica: como funciona?

A dieta funciona de maneira que prioriza o consumo de gorduras e reduz bastante o consumo de carboidratos. Com isso, o corpo começa a priorizar os sistemas metabólicos para uso da gordura corporal como combustível e não mais contar unicamente com os carboidratos. A gordura queimada como energia é na forma de corpos cetônicos, os quais se tornam o novo combustível de alta octanagem tanto para os tecidos do corpo quanto também para o cérebro, que pode consumir até dois terços da sua necessidade energética de corpos cetônicos. Com a adaptação a uma dieta cetogênica, a pessoa tenderá a ter um uso de energia mais eficiente, menos flutuações de fome e gula e mais estabilidade e clareza mental. 

Dieta cetogênica: qual o cardápio recomendado ?

A dieta cetogênica correta é baseada em uma alimentação forte, ou seja, no consumo de alimentos reais, nutritivos e não processados, refinados ou modificados. Ou seja, saem os pães, óleos vegetais, massas, farináceos, açúcares e entram as carnes, peixes, frutos do mar, ovos e outros tipos de gorduras naturais, que também são alimentos que aumentam a imunidade

Essa dieta não é definida necessariamente pela ausência total de carboidratos, mas sim pela ingestão bastante baixa deles.  

A ingestão de carboidratos nessa dieta está entre 20 e 50 gramas por dia. Além disso, o programa é caracterizado pela produção de corpos cetônicos pelo corpo para serem usados como energia ao invés da dependência forte em glicose como combustível. Isso só acontece quando o consumo de carboidratos é bastante reduzido e consumidos na forma de folhas e legumes de baixo índice glicêmico, como brócolis, couve, abobrinha e pimentão. 

Sobre a ingestão de proteína na dieta cetogênica, o consumo natural de proteínas se mostra estável na faixa de 18% a 23% das calorias ingeridas. Uma dieta forçadamente alta em proteínas tenderia a não funcionar como cetogênica, pois o corpo transforma o excesso de proteínas em carboidratos internamente, o que acaba prejudicando a produção de corpos cetônicos, que é o que define está dieta. 

Dieta cetogênica emagrece?

O grande benefício desse tipo de dieta é a queima acelerada de gordura corporal, uma vez que o hormônio insulina tende a voltar a funcionar normalmente com a baixa dos níveis exagerados de glicose. Com a insulina mais baixa, a queima de gordura será promovida. 

Depois de quanto tempo o corpo se adapta à dieta cetogênica?

A maioria das pessoas vêm de décadas de maus hábitos e de um estilo alimentar exagerado em carboidratos. Quando se decide começar uma dieta como a cetogênica, é necessário ter em mente que seu corpo, hormônios e metabolismo precisarão de um tempo para se adaptarem. Tipicamente, o período de adaptação inicial dura umas duas semanas. Atletas podem levar até alguns meses. Ou seja, se a dieta for iniciada e você não se sentir com energia e bem-disposto, tenha em mente que o seu corpo precisa de tempo para se reorganizar de acordo com este seu novo estilo de vida. 

 

Agendar Consulta