A saúde mental é um termo que está relacionado à forma que o indivíduo reage aos desafios e mudanças do dia a dia. E também sobre suas habilidades de harmonizar suas emoções.
Portanto, a saúde mental contempla a capacidade de manejar as adversidades e conflitos de forma positiva e não significa apenas a ausência de doenças.
Além disso, a pessoa precisa reconhecer e respeitar os próprios limites, buscar ajuda quando necessário e conseguir se relacionar com os outros de forma saudável.
Algumas estratégias no dia a dia são úteis para manter a saúde mental e evitar doenças.
A seguir, veja detalhes sobre o impacto da saúde mental no cotidiano e como os profissionais de psicologia podem contribuir com o bem-estar.
O que é saúde mental?
A OMS (Organização Mundial de Saúde) define a saúde mental como um estado de bem-estar, no qual a pessoa consegue ter habilidades e se recuperar do estresse do dia a dia, sendo produtivo e contribuindo com a comunidade.
De forma geral, a saúde mental envolve o equilíbrio emocional e a capacidade de lidar com os desafios da vida e manter relacionamentos saudáveis.
Qual o impacto da saúde mental no cotidiano?
A saúde mental de uma pessoa está ligada à forma como ela reage às situações da vida e como consegue lidar com seus desejos, frustrações e emoções positivas e negativas.
Portanto, a saúde mental, quando está prejudicada, atrapalha a rotina e o cotidiano.
Vale destacar que os problemas de saúde mental são bastante comuns e afetam pessoas de diferentes faixas etárias e gêneros.
É fundamental cuidar da saúde mental para ter qualidade de vida.
Qual o papel da psicologia nos cuidados com a saúde mental?
A psicologia é a área que desempenha um papel fundamental nos cuidados com a saúde mental.
De forma geral, os psicólogos são especialistas no comportamento humano. Eles estudam as interações sociais e os problemas que afetam a saúde mental, como ansiedade e depressão.
Com técnicas específicas, conseguem ajudar o indivíduo a entender seus sentimentos, pensamentos e comportamentos, além de oferecer suporte emocional para o enfrentamento dos desafios da vida.
Quais as diferenças entre saúde mental e saúde emocional?
Apesar de os termos saúde mental e saúde emocional serem frequentemente usados como sinônimos, há algumas diferenças sutis de significado.
A saúde mental define-se como um estado geral de bem-estar psicológico e emocional. Ela abrange o estado cognitivo, emocional e social.
Além disso, engloba a habilidade de lidar com o estresse e manter relacionamentos saudáveis e a capacidade de enfrentar desafios da rotina.
Resumidamente, ter uma boa saúde mental indica equilíbrio emocional, resiliência e capacidade de adaptação.
Já a saúde emocional envolve a capacidade de reconhecer e gerenciar as emoções de forma saudável. Portanto, está relacionada com o autocontrole emocional e a habilidade de expressar os sentimentos de forma satisfatória.
Quando procurar por um profissional de psicologia?
Geralmente, os indivíduos buscam um psicólogo quando estão sofrendo com questões emocionais ou não conseguem lidar com os problemas e a rotina de forma produtiva.
No entanto, a busca por psicoterapia é individual e as causas variam bastante. Entre as situações comuns, estão:
- Sintomas persistentes de depressão, ansiedade ou apatia;
- Dificuldade em relacionamentos;
- Traumas ou eventos estressantes;
- Dificuldades emocionais e comportamentais;
- Busca de crescimento pessoal e resiliência.
Como a saúde mental pode impactar na saúde física?
A saúde mental impacta diretamente a saúde física. Quem não está bem emocionalmente, pode apresentar sintomas como insônia, taquicardia, coceiras, dores de cabeça e estômago, entre outros.
Além disso, pessoas com depressão ou com transtorno de ansiedade podem perder o interesse em manter hábitos saudáveis, como realizar atividade física e se alimentar adequadamente.
Portanto, a longo prazo, essas atitudes comprometem o bem-estar do organismo, que fica mais suscetível a doenças.
Além da psicologia, quais hábitos podem auxiliar na saúde mental?
Além de buscar ajuda de um psicólogo, alguns hábitos contribuem com a saúde mental. A seguir, veja algumas atitudes recomendadas.
- Reservar um tempo para o autocuidado: fazer o que dá prazer com regularidade, como praticar hobbies ou relaxar.
- Atividade física regular: os exercícios são fundamentais para o bem-estar. Eles ajudam a controlar o estresse e a ansiedade e melhoram o humor.
- Manter relacionamentos saudáveis.
- Manter o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.
- Ter uma dieta equilibrada.
- Estabelecer uma rotina de sono consistente e dormir bem.