Com a crise mundial causada pela pandemia de Covid-19, o tema da saúde mental ganhou mais atenção das empresas. A falta de segurança em relação à saúde, o medo de perder emprego ou renda e o isolamento social causaram um aumento ainda maior no número de transtornos psiquiátricos no Brasil e no mundo.
É nesse cenário que a Dasa aprimorou o programa Dasa Cuida, para dar suporte à saúde mental de colaboradores e suas pessoas.
Com o desenvolvimento do programa, o acesso a benefícios foi ampliado com cursos de idiomas grátis e descontos em universidades, por meio de parcerias, que contribuíram para o fortalecimento desses pilares do programa – sempre com o objetivo de abranger o Brasil inteiro.
Saúde mental e telepsicologia
O pilar de saúde mental teve início ainda antes da pandemia, em um cenário de mundial de aumento de casos de Burnout – distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho excessivo.
“Pensamos em um projeto piloto para desmistificar a ideia de que cuidar da saúde mental é sinônimo de fraqueza ou loucura. Assim, começamos com 24 pessoas recebendo atendimento psicoterapêutico e tivemos bastante sucesso”, afirma Cesar Izique, Gerente Executivo de Saúde e Bem-estar da Dasa.
Ao início do programa, todos os pacientes com diagnóstico de depressão estavam enfrentando graus severo ou extremamente severo da doença. Atualmente, 58% estão com depressão moderada; 21% com severa; 5% com leve; e 16% estão normalizados. Os casos de ansiedade severa também diminuíram: foram de 58% para 5%, de acordo com dados do mais recente Relatório de Sustentabilidade da companhia.
“Com o crescimento da iniciaitva, contratamos uma consultoria de Design Thinking para repensar a estrutura do programa, inclusive de identidade visual e de mapeamento de ações de curto, médio e longo prazo. Assim, traçamos um planejamento bem estruturado para atender de forma ainda mais organizada”, comenta o gerente executivo.
Internamente, a Dasa segue com os protocolos para a garantia da saúde e segurança dos cerca de 50 mil colaboradores, bem como com as campanhas de comunicação. Mais do que a integridade física, a empresa visa a cuidar da saúde mental e já são mais de 4.167 colaboradores atendidos na telepsicologia por meio do projeto – totalizando 31.008 atendimentos focados em saúde emocional.
NAV: a plataforma
Por meio do uso de tecnologia de dados, a plataforma NAV, desenvolvida pela Dasa, busca melhorar a experiência de médicos e pacientes, facilitando a jornada de saúde de quem a utiliza.
Pacientes conseguem visualizar exames, acompanhar a evolução clínica de forma unificada, fazer agendamentos e realizar consultas via telemedicina. É também por videochamada que são realizadas as sessões de psicoterapia com acesso liberado para colaboradores. No total, 1,8 milhão de clientes já integravam o NAV em 2021.
Para colaboradores e seus familiares não há custo no tratamento psicoterapêutico e os atendimentos são realizados por profissionais da rede Dasa de forma totalmente online.