Dasa
Por Eng
Menu
Seta Seta Seta Variante amazônica predomina em mais de 95% dos casos de Covid-19 no Brasil
Dados de Maio/2021

Variante amazônica predomina em mais de 95% dos casos de Covid-19 no Brasil

Linhagem Gama (ou P.1) apresenta evolução local no Brasil e é a mais detectada nos casos de Covid-19 no país

Neste mapa, você acompanha em tempo real as atualizações mais recentes sobre a presença do SARS-CoV-2 nas cinco regiões do Brasil. Os dados são o resultado de pesquisas científicas lideradas pelo Genov, projeto de vigilância genômica da Dasa, e abertos ao público com objetivo de monitorar o cenário da Covid-19 no Brasil.

Contexto

Realizado com amostras coletadas na primeira quinzena de maio de 2021, o primeiro estudo do Genov, iniciado em 1 de junho e finalizado em 17 de julho, traz informações relevantes sobre a pandemia no Brasil. Para a realização do trabalho, foi feito o sequenciamento completo de 502 amostras colhidas de pacientes da Dasa que testaram positivo para a SARS-CoV-2 nas cinco regiões do país. A análise aprofundada dos genomas, em conjunto com informações epidemiológicas, dados clínicos e laboratoriais, gera novos conhecimentos e mostra-se fundamental para o enfrentamento da Covid-19 no mundo. A seguir, os principais indicadores da pesquisa.

Insights

1No Brasil, mais de 95% dos casos de Covid-19 analisados no período da pesquisa estavam ligados à presença da variante Gama, também conhecida como P.1, a variante amazônica. Segundo o Dr. José Eduardo Levi, cientista líder do Genov, o maior risco no Brasil reside no que se pode chamar de evolução local da Gama ou P.1. Uma das mutações adquiridas é a P681H/R, presente também na variante Delta (P681R).

2Originária do Brasil, a variante Gama foi identificada entre outubro e novembro de 2020 e rapidamente se espalhou pelo mundo. No estudo é ressaltado o fato de que a linhagem está presente em 100% das amostras coletadas nas regiões Norte e Nordeste.

3Descendentes da linhagem P.1, as recém-classificadas P.1.1 e P.1.2 devem ser analisadas com cautela. Elas foram encontradas em todas as regiões amostradas no estudo.

4Um ponto de preocupação apontado pelo Relatório do Genov é a mutação P681H em amostras Gama que estão se espalhando pelo país. Descrita recentemente no estado do Amazonas, e por apresentar esta particularidade, a linhagem passou a ser denominada Gama-plus.

5Foi identificada uma amostra da linhagem P.4, na cidade paulista de Registro, no interior sul do estado. A mesma havia sido identificada inicialmente no noroeste de São Paulo. Logo, o dado sugere uma expansão geográfica da P.4.

Download

Para ler o 1º Relatório Genov na íntegra, clique aqui

Ler todos os relatórios clique aqui