Líder brasileira em diagnósticos reforça sua atuação em Medicina de Precisão com investimento de mais de R$ 60 milhões na criação de parque tecnológico pioneiro

A Dasa acaba de lançar seu Centro de Diagnóstico em Genômica, maior parque tecnológico especializado em sequenciamento genético da América Latina. O local processará exames genéticos e genômicos de mais de 700 unidades de laboratórios Dasa. O Valor Econômico destacou que o novo centro irá dobrar a capacidade de processamento de exames da empresa.

O processamento dos exames é feito pela Dasa Genômica, laboratório de genômica da Dasa, que oferece Medicina Personalizada em áreas como Oncogenética, Cardiogenética, Doenças Raras, Neurogenética, Reprodução Humana, entre outras. Por conta da complexidade do serviço, parcerias foram firmadas com startups estrangeiras e conta com 34 mestres e doutores, é o que destaca a Gazeta do Povo.

Emerson Gasparetto, vice-presidente da área médica da Dasa, explica o que motivou a criação do centro.

Em 2003, a conclusão do sequenciamento do DNA humano marcou a evolução da saúde. Isso possibilitou individualizar cuidados por meio da medicina de precisão. O Centro de Diagnóstico em Genômica da Dasa reforça nossa atuação em medicina personalizada, com testes genômicos e exames genéticos preditivos”.

O portal Saúde Business destaca que o novo Centro de Diagnóstico em Genômica oferece o maior corpo clínico em genética do Brasil e atua com infraestrutura de ponta. Sequenciadores NGS como o NovaSeq 6000, o mais moderno equipamento para sequenciamento do genoma humano, compõem o arsenal tecnológico. Também estarão disponíveis equipamentos como NextSeq/NextSeq550, MiSeq (Illumina) e S5 System (ThermoFisher), a plataforma para SNP-array iScan (Illumina) e PCR digital (BioRad). A automação de procedimentos técnicos, como extração de DNA e preparo de biblioteca de NGS, ampliam a capacidade de escala, garantindo alto padrão de qualidade e reprodução de exames com acurácia e precisão.

Os espaços do Centro são integrados por paredes transparentes de vidro. Do hall de entrada, a área técnica já pode ser visualizada pelos visitantes. Isso possibilita, deforma inédita no mercado diagnóstico, proximidade do corpo clínico com os pacientes e seus médicos. Favorece também trocas de conhecimento entre as áreas técnica, médica e de bioinformática para validações de novas metodologias em tempo real, sem prejudicar agilidade do processo.

“Intensificaremos encontros científicos sobre genética e atenderemos os pacientes que desejarem ter mais informações sobre genômica. Hoje, com o empoderamento do paciente, essa disponibilidade é fundamental”, Gustavo Campana, diretor médico da Dasa.

Outro conceito inovador é o peer learning (aprendizagem entre pares). Todos os laudos processados serão vistos por, pelo menos, dois profissionais (peer review) e os casos mais complexos serão discutidos pelo grupo de especialistas em genética. Para Campana, esta interação permite que os resultados da rotina diagnóstica e as validações de novas metodologias sejam otimizados.

Exames

O Centro tem capacidade para realizar exames de alta complexidade como sequenciamento de nova geração (NGS), análise cromossômica por microarray (SNP-array) e outras metodologias complementares, como MLPA, Sequenciamento Sanger, PCR digital e PCR em tempo real.
Os exames de medicina genética e genômica da Dasa são oferecidos nos mais de 40 laboratórios que compõem a rede diagnóstica em todo o País, em 11 Estados e no DF. Os testes também estão disponíveis em www.geneone.com.br

 

Conheça o Karius, novo exame genômico da Dasa.

Karius - revolução no diagnóstico das doenças infecciosas from Dasa on Vimeo.