A sinusite é uma inflamação ou aumento do tecido que reveste os seios da face e acomete mais de 2 milhões de pessoas todos os anos no Brasil. Seu diagnóstico é feito pela avaliação do profissional médico, que também indicará o melhor tratamento a ser realizado.
Os sintomas de sinusite podem incluir secreção e congestão nasal, tosse, dores na cabeça, face, garganta e até no corpo inteiro, além de poder afetar o sono.
O que é sinusite?
Sinusite é uma condição caracterizada pela inflamação nos seios da face e que causa sintomas desconfortáveis.
Sinusite é alergia?
Não, mas alergias são fatores predisponentes para a ocorrência de sinusites.
Outros fatores que também propiciam sinusite são: IVAS- infecções vias aéreas superiores (resfriado, gripe), renite não alérgica, alterações estruturais do nariz e hipertrofia de adenoides.
Quais os sintomas de sinusite?
As principais queixas que indicam sinusite são:
-
- Dor de cabeça;
- Dor ou pressão facial;
- Obstrução ou congestão nasal;
- Secreção nasal purulenta;
- Dificuldade para sentir cheiro;
- Febre;
- Mau hálito;
- Dor dentária;
- Dor ou pressão nos ouvidos;
- Tosse.
Como a rinossinusite é classificada?
O termo rinossinusite (RS) caracteriza-se pela inflamação da mucosa do nariz e seios paranasais. Essa nomenclatura tem sido muito utilizada, pois na grande maioria dos casos, a inflamação dos seios paranasais também vem acompanhada pelo acometimento da mucosa nasal.
Para uma melhor compreensão dos sinais e sintomas das sinusites/rinossinusites, é preciso classificar essa doença segundo a sua duração e frequência do processo.
Rinossinusite Aguda
A rinossinusite aguda dura até 4 semanas e pode ocorrer quando os sintomas de uma IVAS viral pioram após o 5º dia ou persistem por mais de 10 dias.
Rinossinusite Subaguda
Representa a continuação de uma sinusite/rinossinusite aguda em que não houve cura. Os sintomas se mantêm após a quarta semana e podem perdurar por até 12 semanas.
Rinossinusite Recorrente
É definida pela presença de 3 ou mais episódios de sinusite/rinossinusite aguda no ano, com ausência de sintomas entre os episódios.
Rinossinusite Crônica
Caracteriza-se pela persistência dos sinais e sintomas por mais de 12 semanas. As alterações inflamatórias da mucosa tornam-se persistentes e, quanto mais tempo estiverem presentes o processo infeccioso, maiores as possibilidades de que se tornem permanentes.
Rinossinusite Crônica Agudizada
É a exacerbação e/ou agudização dos sintomas de um paciente com sinusite/rinossinusite crônica
Rinossinusite Complicada
É a inflamação que se estende além dos limites dos seios paranasais, podendo ocorrer uma complicação local, orbitária, intracraniana ou sistêmica de qualquer uma das fases das sinusites/rinossinusites.
Como identificar se estou com gripe, covid-19, alergia ou sinusite?
Inicialmente, não é fácil fazer a diferenciação entre essas doenças, pois os sinais e sintomas podem ser muito semelhantes.
A gripe é causada pelo vírus Influenza e a COVID -19 é causada pelo Sars-CoV-2.
Os primeiros sintomas da COVID-19 podem ser febre, dor de cabeça e no corpo, além de cansaço, dor de garganta, diarreia (mais observada em crianças), coriza e/ou congestão nasal, que são sintomas semelhantes à infecção por Influenza.
Uma diferença observada é que, nos casos de gripe, o período do momento do contágio até o surgimento dos primeiros sintomas é mais curto, muitas vezes rápido, de um dia para o outro.
Existem testes diagnósticos que, somados aos sintomas clínicos, nos permitem diferenciar quadros de gripe por Influenza e COVID-19.
Já a diferença principal entre a alergia e a sinusite é o local de acometimento. As alergias inflamam as fossas nasais e apresentam sintomas mais leves que a sinusite, durando cerca de 4 dias. As sinusites tendem a se manifestar com mais sintomas, acometer a face e apresentar maior duração.
Qual a diferença entre rinite e sinusite?
A rinite é uma inflamação das cavidades nasais. Já a sinusite é uma inflamação que ocorre nos seios da face, também conhecidos como seios nasais (espaços na face localizados ao redor do nariz e dos olhos).
O que é bom para sinusite?
Cada caso deve ser analisado individualmente por um profissional.
Antiflamatório para sinusite
Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser indicados após avaliação clínica feita por profissional médico. A automedicação não é recomendada.
Com o Nav você pode optar pelo serviço de telemedicina e ser atendido onde estiver.
Antibiótico para sinusite
Não estão indicados antibióticos para as doenças de etiologia viral, como gripe, resfriado comum, COVID-19 e processos alérgicos. O uso de antibióticos é recomendado apenas em casos que são confirmadas, de forma clínica e/ou laboratorial, complicações bacterianas.
Como aliviar a dor de cabeça da sinusite?
A dor de cabeça da sinusite pode ser revertida com uso de analgésicos prescritos pelo médico responsável pelo caso. A automedicação não deve ser feita.
O que causa sinusite?
A sinusite pode ser desencadeada por diversos fatores como viroses, poluição do ar, clima seco e tempo chuvoso.
O que pode piorar a sinusite?
Durante o curso da sinusite é importante que algumas medidas sejam instituídas para que não ocorra piora do quadro e possíveis complicações, por exemplo:
- Realizar lavagem nasal com solução fisiológica;
- Manter-se hidratado;
- Manter-se em ambientes limpos e arejados, evitando contato com poeira e poluição;
- Reduzir alimentos que podem produzir muco, como laticínios, farinha de trigo, bebidas e alimentos com adição de açúcar, ovos, alimentos fritos e processados.
- Evitar tabagismo;
- Manter cartão vacinal atualizado.