Por ser um vírus novo, existem ainda muitas dúvidas e especulações sobre os sintomas do novo Coronavírus. Embora não seja possível afirmar que há relação entre Coronavírus e diarreia, estudos recentes mostraram que em alguns pacientes infectados ela foi um dos primeiros sintomas apresentados.

Estou com diarreia, pode ser Coronavírus?

Profissionais da saúde em Hubei, na China, começaram a especular se problemas gastrointestinais teriam alguma relação com o novo Coronavírus.

Em meio a análises, notaram que 102 pacientes acima de 50 anos diagnosticados com a COVID-19, no período de 18 de janeiro a 28 de fevereiro, apresentavam o sintoma de intestino solto, além de náuseas e vômitos.

Um artigo publicado em 7 de março pelo Journal of the American Medical Association (JAMA), mostrou que 10% dos 138 pacientes diagnosticados em Wuhan, na China, apresentavam diarreia e náuseas antes mesmo de apresentarem os primeiros sintomas de Coronavírus, como febre, tosse e dificuldade respiratória. Esse estudo mostra também que a primeira pessoa diagnosticada com o vírus nos Estados Unidos apresentou problemas intestinais. O vírus foi diagnosticado por meio de suas fezes.

Como é a diarreia do coronavírus?

É necessário entender que a diarreia não é um sintoma de tanta gravidade como os problemas respiratórios. Além disso, ela pode estar relacionada a vários outros problemas. Por isso, deve-se atentar, ao apresentar esses desconfortos gastrointestinais, se também estão presentes os outros sintomas do vírus: tosse, febre e dificuldades respiratórias.

Segundo Benjamin Neuman, especialista em virologia da Texas A&M University-Texarkana, a contaminação por meio das fezes não pode ser descartada, já que ainda não se sabe com certeza por quanto tempo o vírus consegue sobreviver fora do corpo. Muitos vírus e bactérias estão presentes nas fezes. Por isso, a especialista e ex-presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia , Maria do Carmo Friche Passos, ressalta a importância de sempre higienizar bem as mãos após ir ao banheiro.

Como diferenciar diarreia por rotavírus e Coronavírus?

O rotavírus é uma infecção do trato digestivo e os sintomas mais comuns da doença incluem febre, vômitos e diarreia aquosa.

A diarreia causada por esse vírus pode seguir para uma desidratação grave em crianças entre três e quinze meses de idade.

Já o Coronavírus é uma infecção que atinge o sistema respiratório. Quando há sintomas de diarreia, deve-se observar se também aparecem outros sinais mais comuns da doença como falta de ar, dificuldade pra respirar, tosse, febre, dores de garganta ou dores de cabeça.