A variante Ômicron já foi detectada em diversos países e vem sendo motivo de grande preocupação em todo o mundo.

Para entender melhor todas as características dela, novas informações estão sendo publicadas diariamente para determinar o nível de risco que essa nova variante apresenta para a população.

Nova variante COVID-19: como detectar?

A Ômicron é considerada uma variante de preocupação (VOC) pela OMS, pois apresenta 52 mutações e 32 delas ocorrem na espícula viral (proteína S).

Uma destas mutações, a seleção dos códons que codificam os aminoácidos 69 e 70 da proteína Spike e resulta em um resultado de PCR positivo, porém anômalo, denominado SGTF (S Gene Target Failure). Com isso, é possível suspeitar da presença da variante por meio de um tipo específico de teste de PCR.

Quais os sintomas da variante Ômicron?

teste influenza e covid

Os principais sintomas que podem indicar a Covid-19, são: febre, tosse seca, cansaço, dores musculares, coriza, dor de cabeça e dor de garganta e dificuldade para respirar.

Grande parte dos casos de Ômicron relatados até o momento, foram caracterizados por sintomas leves ou assintomáticos.

Como a variante Ômicron é transmitida?

O contágio da Covid-19 e, consequentemente, de suas variantes, ocorre principalmente através de gotículas salivares, espirro, catarro, contato próximo entre pessoas e contato com objetos e superfícies contaminadas.

Existe diferença entre a variante Ômicron e as outras variantes?

Até o momento, o que se sabe é que essa variante se demonstra mais transmissível do que a variante Delta, pois se tornou predominante no cone sul da África e isso vem acontecendo em outros países.

Ainda há muito a ser estudado sobre o comportamento da Ômicron. Informações como: qual sua capacidade de disseminação, qual sua relevância clínica em relação às demais variantes já circulantes, frequência de casos graves e óbitos e como se comporta em relação à imunidade já desencadeada por vacinas ou infecção prévia, irão ser esclarecidas com o passar dos dias.

Outro fator importante é que a quantidade de variantes mais relevantes do vírus aumenta de acordo com a circulação do mesmo, podendo mudar suas características.

Como prevenir ser infectado pela variante Ômicron?

Para se prevenir, recomenda-se continuar seguindo todos os protocolos propostos, como utilizar máscaras de boa qualidade, evitar locais com aglomeração, higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.

Além disso, a vacinação é fundamental para auxiliar na redução de transmissão da doença, portanto, tome a vacina na periodicidade indicada.