Coronavírus e Diarreia: É sintoma?

Dra. Annelise Correa Wengerkievicz Lopes, Dra. Annelise Correa Wengerkievicz Lopes
Publicado em:

Por ser um vírus novo, existem ainda muitas dúvidas e especulações sobre os sintomas do novo Coronavírus. Embora não seja possível afirmar que há relação entre Coronavírus e diarreia, estudos recentes mostraram que em alguns pacientes infectados ela foi um dos primeiros sintomas apresentados.

Estou com diarreia, pode ser Coronavírus?

Profissionais da saúde em Hubei, na China, começaram a especular se problemas gastrointestinais teriam alguma relação com o novo Coronavírus.

Em meio a análises, notaram que 102 pacientes acima de 50 anos diagnosticados com a COVID-19, no período de 18 de janeiro a 28 de fevereiro, apresentavam o sintoma de intestino solto, além de náuseas e vômitos.

Um artigo publicado em 7 de março pelo Journal of the American Medical Association (JAMA), mostrou que 10% dos 138 pacientes diagnosticados em Wuhan, na China, apresentavam diarreia e náuseas antes mesmo de apresentarem os primeiros sintomas de Coronavírus, como febre, tosse e dificuldade respiratória. Esse estudo mostra também que a primeira pessoa diagnosticada com o vírus nos Estados Unidos apresentou problemas intestinais. O vírus foi diagnosticado por meio de suas fezes.

Como é a diarreia do coronavírus?

É necessário entender que a diarreia não é um sintoma de tanta gravidade como os problemas respiratórios. Além disso, ela pode estar relacionada a vários outros problemas. Por isso, deve-se atentar, ao apresentar esses desconfortos gastrointestinais, se também estão presentes os outros sintomas do vírus: tosse, febre e dificuldades respiratórias.

Segundo Benjamin Neuman, especialista em virologia da Texas A&M University-Texarkana, a contaminação por meio das fezes não pode ser descartada, já que ainda não se sabe com certeza por quanto tempo o vírus consegue sobreviver fora do corpo. Muitos vírus e bactérias estão presentes nas fezes. Por isso, a especialista e ex-presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia , Maria do Carmo Friche Passos, ressalta a importância de sempre higienizar bem as mãos após ir ao banheiro.

Como diferenciar diarreia por rotavírus e Coronavírus?

O rotavírus é uma infecção do trato digestivo e os sintomas mais comuns da doença incluem febre, vômitos e diarreia aquosa.

A diarreia causada por esse vírus pode seguir para uma desidratação grave em crianças entre três e quinze meses de idade.

Já o Coronavírus é uma infecção que atinge o sistema respiratório. Quando há sintomas de diarreia, deve-se observar se também aparecem outros sinais mais comuns da doença como falta de ar, dificuldade pra respirar, tosse, febre, dores de garganta ou dores de cabeça.



Compartilhar


Dra. Annelise Correa Wengerkievicz Lopes

Dra. Annelise Correa Wengerkievicz Lopes

A dra. Annelise Correa Wengerkievicz lopes é Patologista Clínica, Gerente Médica Executiva da Dasa.

Quer saber mais?

Se inscreva em nossa newsletter de Inovação