Existem muitas pesquisas em andamento sobre o vírus SARS-CoV-2, que causa a COVID-19. Uma das muitas perguntas que ainda precisam de resposta é sobre quanto tempo o coronavírus pode persistir no corpo humano. No texto abaixo é possível entender melhor sobre como o Coronavírus age no corpo humano e quanto tempo os sintomas podem persistir.

Como o coronavírus age no corpo humano?

O SARS-CoV-2, entra no corpo, geralmente pelas mucosas do corpo como olhos, nariz e boca. A partir daí, o vírus é transportado pelo sangue para diversos órgãos, especialmente até os alvéolos, que são bolsas de ar localizadas nos pulmões.

O vírus pode invadir qualquer célula do corpo e se multiplicar dentro dela. Isso acontece depois que o RNA do vírus entra na célula, novas cópias são feitas e a célula é morta no processo, liberando novos vírus para infectar células vizinhas e assim sucessivamente.

Esse processo pode acontecer de maneira assintomática e a pessoa nem perceber que está infectada. É necessário estar atento a transmissão aérea da COVID-19 e quanto tempo o Coronavírus fica no ar. Além disso, medidas de prevenção devem ser tomadas a todo momento para evitar a disseminação e contaminação da doença.

Quanto tempo o vírus da COVID-19 fica no organismo?

Os cientistas ainda estão estudando sobre quanto tempo o vírus da COVID-19 fica no organismo. O que se sabe até o momento é que quadros de pacientes que evoluem de forma mais grave, podem ter o vírus no organismo por mais tempo.

Muitos estudos estão em andamento e ainda não há uma resposta exata para sanar a dúvida sobre quanto tempo o vírus persiste no organismo. Isso pode ser diferente do tempo que alguém que teve COVID-19 pode liberar fragmentos virais, que às vezes podem causar resultados falsos-positivos em testes de diagnóstico.

O que acontece é que mesmo quando o vírus não é mais infeccioso, há um tempo em que você ainda pode detectar seu RNA, o que pode, erroneamente, sugerir uma reinfecção da COVID-19.

Quantos dias duram os sintomas da infecção pelo coronavírus?

O tempo de duração dos sintomas da COVID-19 dependerá da gravidade da manifestação da doença. Algumas pessoas se recuperam da infecção rapidamente, enquanto outros podem enfrentar problemas mais duradouros.

A maioria das pessoas que desenvolveram sintomas leves, como tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dores no corpo, apresentam uma recuperação rápida, durando em média duas semanas.

Em algumas pessoas, os sintomas podem evoluir e se agravar, e a doença pode tomar formas graves com inflamação dos pulmões e falta de ar. Essa mudança pode ser repentina ou gradual, e isso interfere na duração da doença.

Se houver agravamento dos sintomas, o paciente necessita de cuidados hospitalares e desta forma, o tempo de duração dos sintomas é ainda mais longo.

As sequelas do Coronavírus ainda são desconhecidas, porém, estima-se que pacientes que precisaram de internamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), podem demorar até meses para se recuperar totalmente.

Referências:

https://www.weforum.org/agenda/2020/04/this-graphic-shows-what-covid-19-does-to-your-body/
https://www.bbc.com/news/health-52301633
https://www.nationalgeographic.com/science/2020/06/how-long-does-coronavirus-last-inside-the-body-cvd/