Muitos estão se perguntando como serão as viagens de ano novo na pandemia de COVID-19. O que se sabe até o momento é que a infecção está evoluindo cada dia mais para novos casos, o que sugere o surgimento de uma segunda onda da pandemia.

A transmissão do Coronavírus acontece de maneira rápida e fácil e deve ser prevenida, mantendo as medidas de segurança propostas pelos órgãos de saúde.

Como serão as festas de final de ano com a Covid-19?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), na China, o governo chinês estendeu o feriado do Ano Novo Lunar. Isso para que a duração do feriado fosse suficientemente longa para cobrir o período de incubação suspeito de COVID-19. Pessoas com diagnóstico de COVID-19 foram isoladas em hospitais. Em Wuhan, os que apresentaram infecção leve e assintomática também foram colocados em quarentena nos chamados hospitais de abrigo ou "Fang Cang", espaços públicos como estádios e centros de conferências que foram reaproveitados para atendimento médico.

A quarentena domiciliar proposta pelo governo, fez com que pessoas que estiveram no epicentro do Coronavírus e viajaram para outros locais na China controlasse a disseminação do vírus para a comunidade em geral.

Com essa medida preventiva da China, é possível extrair algumas referências para lidar com as festas de final de ano no Brasil. O primeiro ensinamento foi que, países que enfrentam a propagação potencial de COVID-19, devem considerar os feriados como períodos de fechamento, ou seja, não abrir locais não essenciais e instituições públicas. Isso seria uma medida de distanciamento social essencial para diminuir a taxa de transmissão durante a segunda onda da pandemia.

Em segundo lugar, os governos devem adaptar o desenho desses períodos de fechamento de controle de surto às características epidêmicas específicas da nova doença, como o período de incubação e as rotas de transmissão.

Em terceiro lugar, o principal objetivo de um período de fechamento para controlar o surto é evitar que pessoas infectadas e assintomáticas espalhem a doença.

Orientações sobre viagens de réveillon durante a pandemia

O ano novo é a época que a grande maioria das pessoas viajam para outros destinos ou voltam para sua terra natal. Porém, durante a pandemia, é recomendado evitar viagens de lazer, lugares lotados e fechados. Caso seja realmente necessário viajar, siga as recomendações do Ministério da Saúde.

Saiba mais sobre: Cuidados com o Coronavírus e viagens na pandemia.

Coronavírus não acabará na virada do ano: mantenha os cuidados e métodos de prevenção

O Coronavírus já fez milhões de vítimas ao redor do mundo e enquanto não existir uma vacina preventiva ou um remédio capaz de curar a infecção, os cuidados deverão ser os mesmos.

Entenda como se proteger do Coronavírus:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente antes de ingerir alimentos, após utilizar transportes públicos, visitar locais com grande fluxo de pessoas como mercados, shoppings, cinemas, teatros, aeroportos e rodoviárias. Se não tiver acesso à água e sabão, use álcool em gel a 70%.
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e outros utensílios.
• Evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam higienizadas.
• Proteger a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o antebraço ao tossir ou espirrar.
• Utilizar máscaras de proteção em lugares públicos.
• Manter o distanciamento social