A colposcopia é um exame ginecológico realizado com um equipamento que possui lentes de aumento e iluminação adequada para uma melhor avaliação do colo do útero, a vagina e vulva, com o objetivo de aprofundar o diagnóstico de alterações observadas no exame clínico ginecológico ou no exame de papanicolau.
Se lesões forem identificadas durante a colposcopia, o ginecologista geralmente realiza a biópsia da lesão, que consiste na retirada de uma pequena amostra de tecido. Isso permite um diagnóstico mais preciso e confiável.
O que é e para que serve a colposcopia?
É um exame ginecológico realizado no consultório ou em laboratórios por ginecologistas.
Seu objetivo é analisar de forma detalhada o colo do útero, a vagina e a vulva da mulher, e, assim, investigar lesões benignas (inflamação), pré-malignas (que antecedem o câncer) e malignas (câncer).
Como o exame de colposcopia é feito?
Para realizar a colposcopia, utiliza-se um instrumento especial chamado colposcópio, que é um tipo de microscópio, que permite ao médico analisar o colo do útero, vagina e vulva da mulher de forma ampliada e detalhada.
O procedimento não se difere muito de uma consulta ginecológica comum. A paciente é orientada a ficar em posição ginecológica (com as duas pernas afastadas e apoiadas em suporte de modo que fiquem elevadas). Assim, o médico introduz um espéculo vaginal responsável por manter a vagina aberta durante o procedimento e posiciona o colposcópio a cerca de 30cm de distância da paciente.
Pré-requisitos
Para realizar o exame, é necessário que a paciente não esteja no período menstrual para que as imagens não sofram interferência do fluxo menstrual.
O exame pode ser feito em gestantes ou mulheres com suspeita de gravidez,com cautela, portanto é importante avisar ao médico previamente se há possibilidade de gravidez.
Preparo para o exame
O preparo para o exame deve ser feito nas 72 horas que antecedem a colposcopia. Nesse período recomenda-se não ter relações sexuais, não utilizar duchas vaginais, não usar cremes e medicamentos íntimos e não estar menstruada na data do exame.
Contraindicações
Não existem contra indicaçoes absolutas e o exame em mulheres que ainda não tiveram relações sexuais deve ser indicado e realizado com cautela, por profissional experiente, sendo indicada a vulvoscopia previa, como opção diagnostica.
Tempo de duração
O procedimento no geral é rápido, levando de 15 a 20 minutos para ser concluído.
Cuidados após o exame
Após o exame, é comum que a vagina fique sensível por poucos dias.
Se for realizada a biópsia, é possível que ocorram sangramentos leves.
Durante esse período de sensibilidade, recomenda-se evitar o uso da ducha vaginal, uso de absorvente interno e relações sexuais.
Se os sintomas se intensificarem, é necessário procurar auxílio médico.
Periodicidade
A periodicidade dependerá de cada caso em específico.
E a colposcopia com biópsia?
Com base na análise feita durante a colposcopia, o médico pode decidir fazer ou não a biópsia. O procedimento consiste em colher amostras de tecidos que serão avaliadas através de um microscópio, fornecendo um resultado mais assertivo da condição do paciente.
A colposcopia dói?
Normalmente é um exame bem tolerado e não causa dor. O procedimento pode causar um leve desconforto, dependendo da sensibilidade de cada paciente.
Como é o resultado do exame?
Basicamente dois resultados são possíveis:
- Normal: Quando não existem lesões identificáveis à colposcopia
- Anormal: Quando alguma lesão é identificada. Neste caso, existem alguns testes que podem ser realizados durante a colposcopia, para auxiliar no esclarecimento da lesão e habitualmente uma biópsia é realizada.
Caso seja feita a biópsia, o diagnóstico final será dado após a análise microscópica dos fragmentos da lesão.
Onde fazer o exame?
Você pode realizar a colposcopia nos laboratórios Dasa! Para agendar de forma simples e rápida, basta acessar nossa plataforma Nav.