Ecocardiograma: o que é e como é feito

Ecocardiograma: o que é e como é feito o exame

Dra. Myrna Perez Campagnoli, Dra. Myrna Perez Campagnoli
Publicado em:

O ecocardiograma é um exame que utiliza ondas sonoras para produzir imagens do seu coração. Com o teste é possível que o médico avalie e identifique possíveis doenças cardíacas, além de ser fundamental para o planejamento terapêutico e prognóstico delas.

O médico especialista pode solicitar diferentes tipos de ecocardiograma dependendo do motivo da análise.

O que é ecocardiograma?

O ecocardiograma é um teste que utiliza ondas sonoras para obter imagens do coração. Ele é essencial para analisar a saúde do músculo cardíaco, verificando se o coração e as válvulas estão funcionando adequadamente além de detectar malformações cardíacas. 

É um exame seguro e indolor que não traz nenhum risco para o paciente.

Como o exame é feito?

O exame é realizado por um aparelho de ultrassom. Para realizá-lo, o paciente é posicionado de barriga para cima e o médico cardiologista utiliza um transdutor com gel (feito à base de água) sobre o peito do paciente para analisar as imagens detectadas.

Visando facilitar a visualização do coração, em determinados momentos pequenas pressões podem ser feitas, mas estas não causam nenhum tipo de dor.

Pré-requisitos

Para realizar o ecocardiograma não há pré-requisitos específicos. Apenas é necessário que o paciente vá até o laboratório com toda a documentação pessoal e no horário agendado previamente.

Preparo para o exame de ecocardiograma

Normalmente não é necessário nenhum preparo antes dos exames de rotina, porém, existem dois tipos de ecocardiograma que necessitam de preparo prévio.

Para a realização do ecocardiograma transesofágico é necessário jejum de 6 horas. 

O ecocardiograma sob estresse é um exame realizado após atividade física em esteira ergométrica ou após estímulo medicamentoso, necessita de alimentação leve prévia e vestimenta adequada.

Contraindicações

Não há contraindicações para realizar a maioria dos tipos de ecocardiografia.

Tempo de duração

A maioria dos tipos de ecocardiograma levam, em média, de 20 a 30 minutos para serem concluídos.

Periodicidade

A periodicidade é decidida pelo cardiologista de acordo com cada caso em específico.

Tipos de ecocardiograma

Existem vários tipos diferentes de ecocardiogramas:

Ecocardiograma fetal

O ecocardiograma fetal é feito em gestantes com o objetivo de avaliar anormalidades cardíacas no feto e evitar situações mais graves.

O cardiologista posiciona o transdutor sobre o abdômen da mulher para realizar a análise.

É um teste seguro para o feto, pois não utiliza nenhum tipo de radiação.

Ecocardiograma unidimensional

A forma unidimensional do ecocardiograma é responsável por medir o átrio e ventrículo (câmaras cardíacas) e a espessura do tecido miocárdico. Deste modo, o exame avalia alterações que possam estar relacionadas a doenças parasitárias, doenças pulmonares e entre outras.

Ecocardiograma bidimensional

Com esse tipo de ecocardiograma, é possível obter imagens do órgão analisado em duas dimensões e não apenas em uma, como é o caso do ecocardiograma unidimensional. Esse procedimento facilita a interpretação do resultado do exame e avalia nuances presentes nas cavidades que não foram captadas antes.

Ecocardiograma com estresse farmacológico

O ecocardiograma com estresse farmacológico, é recomendado para avaliar se há problemas nas artérias coronárias. Para realizá-lo devem ser feitos alguns preparos, como a aplicação de substâncias que estimulam o coração para monitorar o paciente e não comer nada pesado para evitar enjoos.  

O exame também pode ser feito junto com o teste ergométrico.

Ecocardiograma transtorácico

Esse tipo de ecocardiograma é considerado o mais comum, menos invasivo e completamente indolor. Nesse procedimento, o médico responsável passa o transdutor por todo o lado esquerdo do peito, captando os ecos das ondas sonoras do coração. Com isso, o computador converte os ecos em imagens no monitor.

Ecocardiograma transesofágico

O exame transesofágico, além de ser necessário jejum de 6 horas para evitar náuseas e vômitos, também são realizados medicamentos locais para garantir que a garganta fique anestesiada – dormente – durante o procedimento. O transdutor é introduzido no esôfago através da garganta, possibilitando a análise do coração e determinadas estruturas cardíacas.

A sedação é opcional e deve ser conversada com seu médico pois o preparo é diferente e se faz necessária a presença de um acompanhante

Ecocardiograma com doppler

Com o ecocardiograma com Doppler é possível obter uma avaliação criteriosa e detalhada do coração. O exame auxilia o médico a medir a velocidade e a direção do fluxo sanguíneo nas cavidades cardíacas e nos vasos que chegam e saem do coração.

Ecocardiograma com doppler colorido

É um exame de alta sensibilidade e não invasivo. Para realizá-lo utiliza-se feixes de ultrassom que fornecem imagens da anatomia do coração em tempo real, podendo avaliar câmeras, músculos, válvulas, grandes artérias e veias. A técnica utilizada é responsável por auxiliar no diagnóstico de obstruções de válvulas e artérias. 

Quais doenças são detectadas pelo ecocardiograma?

O ecocardiograma pode detectar diversas doenças, como:

  • Doenças das válvulas cardíacas;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Doenças do pericárdio (membrana que reveste o coração);
  • Doenças congênitas;
  • Tumores cardíacos, benigno como mixoma atrial;
  • Doenças da aorta torácica;
  • Crescimento de cavidades atriais e ventriculares;
  • Presença de coágulos dentro do coração;
  • Presença de lesões sugestivas de endocardite

Onde fazer o exame?

Você pode realizar seu exame em qualquer laboratório Dasa que seja próximo a você.

Através do nosso aplicativo Nav, você poderá cuidar da sua saúde de forma integrada! Possuímos pronto atendimento médico através da Teleconsulta e todo seu histórico de atendimento médico ficará a sua disposição para consulta futura no Prontuário Digital

A fim de facilitar os processos, na ferramenta de Teleconsulta, você encontrará o serviço de prescrição digital, que consiste em permitir ao médico que realizou a sua consulta on-line prescrever medicamentos ou exames que sejam necessários para o seu caso, com assinatura e carimbo digitais.

Com isso, você poderá escolher adquirir os medicamentos automaticamente nas farmácias conveniadas e/ou agendar os seus exames nos laboratórios conveniados.

Leia também: TSH: entenda como é feito o exame da tireoide


Tópicos

Compartilhar


Dra. Myrna Perez Campagnoli

Dra. Myrna Perez Campagnoli

Médica endocrinologista e pediatra, possui três especializações: Doenças Metabólicas e Diabetes na Infância, Endocrinologia Pediátrica e do Adolescente e Crescimento e Puberdade, todas pela Universidade Federal de São Paulo. É membro do Corpo Clínico do Hospital Nossa Senhora das Graças e do Centro de Diabetes Curitiba. Além disso, é a médica responsável pelo Setor de Provas Hormonais do Laboratório Frischmann Aisengart – DASA.

Quer saber mais?

Se inscreva em nossa newsletter de Inovação