Por que é recomendado ficar em casa no período da pandemia do Coronavírus?

O novo Coronavírus se dissemina de maneira muito rápida e fácil. O objetivo do isolamento social é diminuir a proliferação do vírus e, para que isso ocorra, evitar o contato físico e aglomerações é essencial. Caso seja necessário sair de casa, medidas de autocuidado devem ser tomadas, como utilizar máscaras de pelo menos 2 camadas, manter uma distância mínima de 1,5m de outras pessoas, usar álcool em gel 70% após tocar em qualquer superfície, evitar lugares com aglomerações e sempre que possível higienizar as mãos com água e sabão.

Preciso inevitavelmente pegar transporte público. O que fazer para me proteger?

Caso o uso do transporte público seja necessário, a recomendação é para que use máscara de pelo menos 2 camadas, mantenha as janelas do veículo abertas sempre que possível, evite tocar em superfícies (como corrimãos e apoios), utilize álcool em gel 70% para higienizar as mãos, procure manter distância de outros passageiros e lave a mão com água e sabão assim que possível.

Qual é a recomendação para o uso de elevadores?

No momento, está sendo estimulado o embarque solitário, se possível, ou somente com membros do seu grupo familiar. Durante o uso, evite encostar nas paredes e espelhos. Prefira tocar em áreas comuns, como portas e painel de botões com o cotovelo e higienize as mãos e cotovelos em seguida com água e sabão ou álcool gel.

Devo usar máscara facial ao sair de casa?

No Brasil, muitas cidades e estados decretaram obrigatório o uso da máscara em ambientes coletivos, seja público ou privado. O descumprimento da regra, em algumas localidades, pode acarretar multas. O uso da máscara ajuda a conter a proliferação do vírus.

Como posso me prevenir, além do isolamento social?

Durante o isolamento social, é importante: manter as mãos higienizadas com água e sabão; limpar superfícies e objetos com frequência; espirrar ou tossir cobrindo a boca com o antebraço ou com um lenço de papel; evitar beijos e abraços; não dividir objetos de uso pessoal como talheres, copos ou aparelhos eletrônicos.

Quais cuidados devo tomar com uma pessoa infectada em casa?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o paciente com suspeita ou diagnosticado com a COVID-19 deve tomar medidas de segurança para não disseminar a doença para outras pessoas que fazem parte do seu convívio. O paciente deve se manter isolado em um cômodo individual e ventilado; não receber visitas durante o processo de recuperação; limitar a circulação do paciente em áreas comuns da casa; se necessário estar no mesmo cômodo do paciente, deverá ser utilizado máscaras e luvas; lavar as mãos com frequência; separar talheres e copos e desinfetá-los após o uso.

Como desinfetar o ambiente de Coronavírus?

Os produtos capazes de matar o Coronavírus e que podem ser usados para a higienização de ambientes e alguns objetos, são:

  • Desinfetantes;
  • Detergente líquido;
  • Água Sanitária (mistura de hipoclorito de sódio (cloro) e água – na proporção de 2% a 2,5% de cloro);
  • Produtos multiusos que contenham cloro;
  • Álcool líquido 70%;
  • Sabão.

Saiba mais sobre higienização para melhor prevenção contra o vírus.