Você sabe quantos dias de afastamento após contágio de COVID-19 são necessários?

Nesse texto separamos algumas informações importantíssimas sobre o assunto. Saiba quantos dias após o contágio começam a aparecer os primeiros sintomas de COVID-19:

Quantos dias após o contágio aparecem os sintomas do Coronavirus?

O tempo decorrido desde o contágio até o aparecimento dos sintomas pode variar entre 2 e 14 dias. A maioria dos indivíduos apresenta sintomas por volta do 5º dia após o contato.

Quais os primeiros sintomas de COVID-19?

Os sintomas da COVID-19 variam muito de pessoa para pessoa. Os mais comuns são os semelhantes a uma gripe: indisposição, febre, tosse e dores pelo corpo. Também pode ocorrer dor de cabeça, diarreia e náuseas. Depois de alguns dias dos primeiros sintomas, é possível surgir febre alta e falta de ar, que são sintomas que requerem atenção médica.

Quantos dias de afastamento após ter o diagnóstico da COVID-19?

As recomendações mais recentes são baseadas na data do início dos sintomas, e determinam o isolamento por 10 dias a contar do primeiro dia dos sintomas, desde que nas últimas 24h não tenha apresentado febre e tenha apresentado melhora importante dos sintomas. Pacientes que apresentaram quadros mais graves, requerendo internação, ou pessoas com doenças que comprometem a imunidade, podem apresentar excreção viral mais prolongada e precisam receber esta orientação do seu médico, pois tem recomendações específicas.

Como saber se estou com COVID-19?

Se você acha que pode estar com a COVID-19, ou seja, teve algum contato suspeito ou está apresentando algum sintoma sugestivo, a confirmação da hipótese é realizada pelos exames que pesquisam a presença do vírus nas vias aéreas (exames coletados por swab de nasofaringe). Os exames são os seguintes:

  • Teste de sorologia: Capaz de avaliar se houve ou não infecção prévia ou contato com o vírus, por meio da detecção dos níveis de anticorpos IgM e IgG em amostra de sangue do paciente.
  • Teste RT-PCR: É o exame mais confiável que utiliza uma metodologia considerada padrão ouro que detecta o material genético do vírus em amostras respiratórias. Ele é recomendado para pessoas com sintomas e pode detectar a presença do vírus em média até o 12º dia de sintomas.
  • Teste de Antígeno: É um exame imunológico rápido, realizado em pessoas que apresentam sinais ou sintomas de COVID-19, podendo também ser realizado em pacientes assintomáticos que tiveram contato com alguém infectado. O resultado costuma sair de 2 a 3 horas.

Saiba qual o teste de COVID-19 mais confiável