Durante a pandemia do Coronavírus, médicos e especialistas escutam com frequência relatos de dores nas costas, o que é compreensível nessa fase que estamos vivendo. No texto abaixo explicaremos um pouco mais se há relação entre dor nas costas e COVID-19.

Dor nas costas pode ser Covid-19?

A dor nas costas não é considerado um sintoma de COVID-19.

O aparecimento de dores no corpo, especialmente nas costas, pode ter se dado justamente pelo momento de isolamento social que estamos vivenciando.

João Paulo Bergamaschi, ortopedista no Hospital Samaritano em São Paulo, explica que as queixas de dor nas costas tem sido frequentes durante a quarentena. Isso porque, o sedentarismo aumentou e a inércia enfraquece a musculatura que sustenta a coluna, causando dores. O sedentarismo, por sua vez, pode ter relação com os casos de trombose e COVID-19.

Durante o Home Office é comum que não estejamos sentados da maneira que deveríamos e toda essa mudança de rotina interfere no nosso corpo. Saiba quais são os primeiros sintomas do Coronavírus e como identificar a infecção.

Diferentes tipos de dor nas costas

Entenda mais sobre os diferentes tipos de dor nas costas e o que podem indicar:

Dor no meio do tórax e nas costas

A dor no meio do tórax e nas costas podem indicar doenças no esôfago, coração, aorta, coluna ou serem dores musculares. A dor é um sintoma frequente e que não deve ser menosprezado.

É necessário identificar o tipo e local da dor se há a presença de outros sinais, para que o médico consiga avaliar os sinais de riscos, realizar exames complementares e direcionar o diagnóstico e tratamento.

Dor nas costas no meio

É um dos tipos de dor nas costas mais comuns e pode ocorrer por causa de inúmeros fatores como fraturas de vértebras, hernia de disco, desgastes nos tecidos e compressão dos nervos. Geralmente a dor no meio das costas pode indicar um acúmulo de ferimentos leves.

Dor nas costas abaixo do ombro

A dor nas costa abaixo do ombro pode ser causada devido a uma instabilidade muscular ou por alteração musculoesquelética. A função dessa região é estabilizar e auxiliar a movimentação dos ombros e as dores podem comprometer a saúde dos tendões e outras lesões.

Dor nas costas em cima


Esse tipo de dor nas costas pode ser devido ao cansaço, postura errada ao sentar-se ou andar, excesso de atividades físicas e até mesmo preocupação e estresse. É recomendado que faça movimentos de alongamento para amenizar a dor e esticar o músculo.

Dor nas costas em baixo

A dor na lombar é um indício de cansaço, erros de postura e sedentarismo e pode atingir todas as faixas etárias. Geralmente não é nada sério e pode suavizar após algum tempo de repouso.

Em caso de persistência dos sintomas ou de dor atípica em qualquer local das costas, é recomendado auxílio médico para análise e tratamento.


Dor nas costas na quarentena? Veja algumas dicas para aliviar dores musculares

Para aliviar dores musculares durante a quarentena, algumas dicas são essenciais:

  • Relaxar: opte por posições em que você apoie totalmente as costas, seja na cadeira ou na cama;
  • Massageie: nas regiões de maior tensão massageie com suas próprias mãos;
  • Tome banho quente: a água morna é capaz de fazer os músculos relaxarem;
  • Pratique alongamento: o alongamento é uma excelente alternativa para esticar o músculo e melhorar a dor;
  • Durma bem: encontre posições que mantenham a postura reta e tenha pelo menos 8 horas de sono diárias.
  • Reduza o estresse: faça atividades que te acalmem durante o dia como jogar, pintar, se exercitar, dançar e entre outras.

Nunca se automedique! Os remédios caseiros para dor nas costas não são recomendados. Em caso de anormalidade, um médico deverá ser consultado.

Saiba mais: transmissão aérea da COVID-19.

Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/covid-19-e-doenca-sistemica-conheca-estragos-e-sintomas-fora-dos-pulmoes/ .