Recentemente foi descoberto que é possível a transmissão aérea da COVID-19 e isso desencadeou muitas dúvidas sobre quanto tempo o Coronavírus fica no ar. De acordo com o Portal Fiocruz, as partículas virais liberadas por secreções podem permanecer no ar de 40 minutos até 2h30min. Por isso, é importante evitar locais fechados, sem circulação adequada de ar e frequentados por muitas pessoas como bares, boates, academias etc.

O tempo de vida do vírus aumenta quando está presente nas superfícies, como explicaremos a seguir.

Quais as superfícies que o coronavírus fica por mais tempo?

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine, descobriu que o vírus pode permanecer por até 72 horas em plásticos e em aço inoxidável, 24 horas em papelão e 4 horas em superfícies de cobre. Ao passar das horas a quantidade de vírus presentes nas superfícies vai diminuindo, assim como o risco de transmissão aérea da COVID-19.

Máscara e roupas com tecido contra coronavírus realmente funcionam?

A OPAS e a OMS recomendam o uso de máscaras de proteção como parte da estratégia de prevenção à transmissão do Coronavírus. Somente o uso delas, sem outras medidas de prevenção, não é suficiente.

A recomendação para as máscaras de tecido é possuir três camadas:

  1. uma camada mais interna feita de material hidrofílico (por ex., algodão ou misturas de algodão);
  2. uma camada mais externa feita de material hidrofóbico (por ex., polipropileno, poliéster ou misturas desses materiais), para limitar a contaminação externa por penetração até o nariz e a boca do usuário;
  3. uma camada intermediária hidrofóbica feita de material sintético não tecido, como polipropileno, ou uma camada de algodão, para melhorar a filtração ou reter gotículas.
  4. A maioria dos casos de COVID-19 apresentam sintomas leves ou são assintomáticos, por isso, é importante manter todos os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde e pela OMS.

Álcool em gel mata a COVID-19?

Sim, o álcool em gel quando possui 70% de pureza ou mais, é capaz de matar o vírus que causa a COVID-19.

Sempre que não for possível higienizar as mãos com água e sabão, opte por utilizar o álcool em gel da seguinte maneira:

  1. Aplique uma quantidade suficiente de preparação alcoólica em uma mão em forma de concha para cobrir todas as superfícies das mãos;
  2. Friccione as palmas das mãos entre si;
  3. Friccione a palma direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa;
  4. Friccione a palma das mãos entre si com os dedos entrelaçados;
  5. Friccione o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem e vice-versa;
  6. Esfregue o polegar esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando-se de movimento circular e vice-versa;
  7. Friccione as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda, fazendo um movimento circular e vice-versa;
  8. Quando estiverem secas, suas mãos estarão seguras.

Quais as formas de transmissão do coronavírus?

A principal forma de transmissão do novo Coronavírus é entre pessoas, via contato direto. Por meio de espirros, tosse ou até mesmo a fala, pessoas infectadas expelem gotículas de saliva e secreções respiratórias que contém o vírus e podem entrar no organismo do outro através das áreas mucosas do corpo como olhos, boca e nariz. Também pode ocorrer a transmissão indiretamente, por meio de superfícies ou objetos contaminados.

Para evitar a contaminação, a OMS recomenda o distanciamento social, que consiste em se manter pelo menos 1 metro de distância de outras pessoas. Não se esqueça que se for necessário sair de casa, é preciso utilizar máscaras de proteção e higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.

Além disso, é de extrema importância higienizar diariamente objetos de uso pessoal e superfícies que possam estar contaminadas com o vírus.

Saiba onde fazer o teste para COVID-19 com segurança e confiabilidade.

 

Referências:

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875#contagio
https://portal.fiocruz.br/pergunta/quanto-tempo-o-coronavirus-permanece-ativo-em-diferentes-superficies