Muitos estão se perguntando se é possível haver uma reinfecção de COVID-19 ou se após a primeira infecção o indivíduo fica imune. Por ser uma doença relativamente nova, ainda não temos todas as informações sobre como o vírus se comporta no organismo. Entenda baixo o que dizem especialistas e pesquisadores.

O que a OMS diz sobre a reinfecção de coronavírus?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que recentemente foi realizado um estudo em Hong Kong, que demonstra que mesmo sendo raro, as pessoas podem se recuperar da COVID-19 e serem infectadas novamente.

“Não significa que esteja acontecendo com frequência; sabemos que é possível”, disse Maria Van Kerkhove, chefe da unidade de doenças emergentes e zoonoses da OMS, durante uma sessão de perguntas e respostas ao vivo. “É algo que sabíamos que poderia ser possível com base em nossa experiência com outros Coronavírus humanos”. – Completou Van Kerkhove.

Reinfecção por Covid-19 no mundo

Pesquisadores divulgaram, no mês passado, um estudo que descobriu o que aparenta ser o primeiro caso documentado de reinfecção de COVID-19. O caso é de um homem de 33 anos, que foi infectado pela primeira vez no final do março e pela segunda vez depois de 4 meses e meio.

Maria Van Kerkhove diz que, embora seja o primeiro caso documento de reinfecção, ela acredita que não seja a primeira vez que isso aconteceu. “Este é um exemplo de mais de 23,5 milhões de casos até agora, mas esperamos que as pessoas infectadas desenvolvam uma resposta de anticorpos, desenvolvam uma resposta imunológica que dura algum tempo, então estamos aprendendo”, disse Van Kerkhove.

Reinfecção por Covid-19 no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, todos os casos suspeitos de reinfecção pela COVID-19 foram investigados e descartados pelas equipes de vigilância epidemiológica dos estados e municípios. Eduardo Macário explicou ainda que uma segunda infecção é um evento raríssimo e, no Brasil, a maioria dos casos investigados apontam para a ocorrência de resultados falsos positivos, amostras contaminadas e para a detecção de partículas virais inertes (sem capacidade de transmissão).

É possível pegar coronavírus mais de uma vez?

Há muitas coisas sobre o Coronavírus que ainda não foram descobertas. Pesquisadores ao redor do mundo, demonstram que as pessoas que são infectadas pelo vírus, desenvolvem uma certa resposta de anticorpos contra a infecção. Porém, ainda não se sabe o tempo de duração dessa imunidade e nem se quem pegou Coronavírus pode pegar de novo.

Qual a probabilidade de pegar Covid-19 de novo?

Ainda não se sabe com clareza a probabilidade de uma pessoa pegar COVID-19 novamente. O que se sabe, até o momento, é que é possível começarmos a notar casos de reinfecção.

Para minimizar essa situação, é necessário recordar dos cuidados básicos que ninguém deve deixar de lado. A melhor maneira de não disseminar e não contrair o vírus é manter-se distante das demais pessoas, evitar lugares aglomerados, utilizar máscaras de proteção, evitar tocar o rosto e higienizar as mãos sempre que possível com água e sabão ou álcool em gel 70%.

Está com suspeita de coronavírus?

Saiba onde fazer o exame de Coronavírus e qual exame é mais confiável para COVID-19.

 

Referências:

https://www.cnbc.com/2020/08/26/who-says-its-rare-but-possible-people-whove-recovered-from-the-coronavirus-can-get-it-again.html
https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/47401-brasil-nao-possui-casos-confirmados-de-reinfeccao-por-covid-19#:~:text=O%20Minist%C3%A9rio%20da%20Sa%C3%BAde%20apresentou,da%20Covid%2D19%20no%20pa%C3%ADs.