teste de anticorpos neutralizantes é uma excelente opção para aqueles que desejam saber se, em algum momento da vida, já entraram em contato com o Coronavírus e qual o nível de anticorpos presentes no organismo.

O que é o teste de Anticorpos Neutralizantes?

É um teste sorológico que pesquisa se o indivíduo apresenta anticorpos capazes de impedir a entrada do novo Coronavírus na célula humana, evitando assim a replicação viral e o adoecimento.  A produção deste tipo de anticorpos pode ocorrer após infecção natural pelo SARS-CoV-2 ou após a vacinação contra a COVID-19.

Como o exame é feito?

O exame é feito a partir de uma amostra de sangue coletada no laboratório. O reagente utilizado no teste imita a estrutura do receptor que o vírus usa para se ligar e entrar na célula humana, e, dessa maneira, ele pesquisa especificamente a presença de anticorpos capazes de bloquear este receptor.

Quais os possíveis resultados do teste?

O resultado pode ser reagente, quando foram detectados anticorpos neutralizantes ou não reagente, quando não foram detectados anticorpos neutralizantes. O resultado reagente vem acompanhado de um resultado numérico em percentual. Acima de 20%, o teste é considerado reagente.

Para quem o teste de anticorpos é indicado?

A principal indicação dos testes sorológicos é para a investigação de pessoas que acreditam já ter tido COVID-19 ou exposição ao vírus SARS-CoV-2 há mais de 14 dias, mas por algum motivo não puderam realizar os testes da pesquisa do vírus por RT-PCR ou antígeno.

Também é indicado para os que tiveram a pesquisa negativa, mas que mesmo assim persistiram com esta suspeita. Ainda não existem estudos e nem experiência prática suficiente para indicar estes testes para avaliação de proteção contra uma nova infecção ou contra doença grave.

Teoricamente, espera-se que os anticorpos neutralizantes se aproximem melhor de um correlato de proteção, mas ainda são necessários mais dados para que seja possível afirmar isso.

Atente-se aos primeiros sintomas do Coronavírus, e em caso de suspeita ou contato com uma pessoa infectada, faça o isolamento social.

Qual a diferença do exame de anticorpos neutralizantes e os demais exames de Coronavírus?

A produção de anticorpos ocorre como resposta à presença de algum agente agressor, como um vírus. Diversos componentes do vírus podem estimular a resposta imunológica, levando ao desenvolvimento de anticorpos. A simples detecção de um tipo de anticorpo não significa afirmar sua funcionalidade, ou seja,  sua capacidade de neutralizar o vírus.

As sorologias inicialmente disponíveis detectam a presença de anticorpos contra diversos componentes do vírus, mas não verificam a sua capacidade de neutralização. Essa é a diferença essencial entre os testes inicialmente disponíveis e o teste de anticorpos neutralizantes.