Os anticorpos são proteínas produzidas pelo seu sistema imunológico em resposta a uma infecção. Entenda mais sobre a relação entre anticorpos e COVID-19 e qual sua relação com a imunidade.

O que são e para que servem os anticorpos?

Anticorpos são proteínas em forma de Y que são produzidas pelo sistema imunológico para ajudar na defesa do organismo contra microorganismos.

Como os anticorpos agem contra o coronavírus?

A resposta imune ao SARS-CoV-2 envolve imunidade mediada por células e produção de anticorpos. Grande parte das pessoas infectadas com o vírus exibe uma resposta de anticorpos entre o dia 10 e o dia 21 após a infecção. A detecção em casos leves pode levar mais tempo e em um pequeno número de casos os anticorpos (ou seja, IgM, IgG) não são detectados.

Ainda não se sabe a longevidade dessa resposta imune, ou seja, quanto tempo esses anticorpos duram. O que se sabe até o momento é que os anticorpos contra outros tipos de Coronavírus diminuem com o passar do tempo.

Está com suspeita da doença? Saiba onde fazer teste de COVID-19.

Qual a relação dos anticorpos com a imunidade?

Após a cura de uma infecção, os anticorpos ainda permanecem no corpo e atuam como uma memória caso o antígeno em específico infecte novamente o organismo. O corpo é capaz de contra-atacar de forma mais rápida, quase que instantaneamente,com maiores chances de parar a infecção antes que comecem.

O que fazer para aumentar a imunidade?

Cuidar do sistema imunológico é de extrema importância para todos, já que sua finalidade é defendê-lo contra microrganismos causadores de doenças.

Veja algumas dicas de como aumentar a imunidade:

  • Não fume;
  • Tenha uma dieta rica em frutas e vegetais;
  • Se exercite regularmente;
  • Beba com moderação;
  • Durma de 7 a 8 horas diárias;
  • Lave as mãos com frequência e cozinhe bem os alimentos;
  • Faça atividades que reduzam o estresse

Testes de anticorpos Igm e IgG

IgM: Está presente no sangue e no fluido linfático e é, geralmente, o primeiro anticorpo que o corpo produz quando luta contra uma nova infecção.

IgG: Anticorpo capaz de conferir imunidade para o organismo. Está no sangue e em outros fluidos corporais e protege contra infecções bacterianas e virais.

Entenda o que significa IgG positivo e IgM negativo e qual a diferença entre os exames de Coronavírus.

O organismo pode derrotar a Covid-19 sem anticorpos?

Um estudo realizado na Suécia mostrou casos de pessoas infectadas pelo Coronavírus que se recuperam mesmo sem produzir um nível detectável de anticorpos.

Esse estudo realizado pela revista Cell explica que na fase aguda da infecção as células T específicas de SARS-CoV-2 exibiram um fenótipo citotóxico altamente ativado que se correlacionou com outros marcadores clínicos de gravidade da doença, enquanto as células T específicas de SARS-CoV-2 de fase convalescente eram poli funcionais e exibiram um fenótipo de memória semelhante a um tronco.

Isso significa que é possível produzir memória imunológica contra a infecção de várias formas, sendo possível se recuperar da doença através da resposta imune celular e humoral (anticorpos), ou até mesmo sem a presença de um deles.

A avaliação da resposta celular é mais complexa, porém a avaliação dos anticorpos pode ser realizada pelo teste de sorologia da COVID-19, que consiste em um exame de sangue feito para descobrir se você teve uma infecção anterior pelo SARS-CoV-2.

Saiba mais: Qual exame mais confiável para covid-19?

Fontes:

https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/pesquisa-indica-que-organismo-pode-derrotar-covid-19-mesmo-sem-anticorpos/105297
https://www.ecdc.europa.eu/en/covid-19/latest-evidence/immune-responses
https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-boost-your-immune-system