Você sabe o que significa quando o resultado do exame de sorologia apresenta IgG positivo e IgM negativo?

As Imunoglobulinas IgG e IgM são anticorpos. Elas agem em forma de resposta a antígenos presentes em nosso organismo. 

Suspeita ter sido infectado ou está com Coronavírus? Nesse texto respondemos algumas dúvidas frequentes sobre os exames.

Meu exame deu IgG positivo e IgM negativo: o que isso significa em relação a COVID-19?

Os anticorpos da classe IgA e IgM são conhecidos como anticorpos de fase aguda, pois são os primeiros anticorpos a ser produzidos pelos linfócitos no combate à infecção. Em um segundo momento é que se inicia a produção dos anticorpos de memória, chamados IgG. No caso da COVID-19, tem se percebido que o IgM muitas vezes  não está correlacionado com a fase aguda, podendo aparecer tardiamente e durar muitas semanas, ou até não aparecer. Portanto, a presença de um IgM positivo na COVID-19 não é necessariamente indicativo de uma infecção aguda/recente, diferente de outras doenças. 

Por causa disso, se o resultado do exame detecta IgG reagente e IgM não-reagente, não é possível dizer há quanto tempo  o paciente teve contato com o vírus, sequer se este contato foi recente ou antigo.

Como o IgM é um exame que não traz informação útil, não é recomendada sua realização atualmente. 

Se você foi vacinado, é esperado que se detecte o IgG a partir de 2 semanas do esquema vacinal completo (2 doses para a maioria das vacinas). Pelo exame de sorologia, não é possível diferenciar se você produziu IgG pela vacina ou por uma infecção pelo coronavírus.

Quando  devo realizar o exame de sorologia?

O período ideal para realizar o exame sorológico é após o 21º dia do início dos sintomas, pois antes desse período temos uma baixa sensibilidade e uma probabilidade maior de ter um resultado falso-negativo. Este tempo também se aplica se você teve contato próximo com alguém doente pelo coronavírus. No caso das vacinas, pelo menos 2 semanas depois de concluído o esquema vacinal.

Se meu resultado deu positivo para Coronavírus, mas eu não tenho sintomas, sou considerado paciente assintomático?

Sim, se o resultado do exame diagnosticou a COVID-19, mas você não sentiu nenhum indício da doença, pode ser considerado um paciente assintomático. Com os exames que existem hoje, existem poucos casos em que o exame pode ser positivo sem você ter tido contato com a doença - neste caso somente o seu médico poderá avaliar essa possibilidade em conjunto com o laboratório onde você realizou o exame.

Confira as principais dúvidas em relação aos resultados do teste para COVID-19:

Fiz teste rápido para COVID-19, deu resultado positivo para IgM e negativo para IgG.  Depois de ir a um hospital, fiz teste de coleta de material no nariz e língua e o resultado foi negativo. Hoje refiz o teste rápido e novamente deu IgM reagente e IgG negativo. Isso significa que estou com coronavírus?

Os testes rápidos tem uma alta frequência de resultados falso positivos, assim como falso negativos. Além disso, o IgM deixou de ser recomendado por trazer informações duvidosas em muitos casos. Se você está com suspeita de coronavírus AGORA, não deve realizar nenhum tipo de sorologia, pois não é o exame adequado, você deve realizar um RT-PCR ou outro exame que pesquise o vírus na nasofaringe.

A falta de jejum no exame de sorologia pode alterar o resultado de IgM e IgG?

Não, o jejum não é necessário em nenhum tipo de teste para coronavírus.

Não fui infectado e nem tenho sintomas de coronavírus. Através deste exame posso saber se estou imune ao COVID-19?

O exame sorológico indica se o organismo desenvolveu anticorpos para o novo Coronavírus. O IgG utilizado hoje na Dasa é direcionado para a porção chamada RBD, que é a estrutura que o vírus utiliza para se ligar à célula humana. Estes são os anticorpos que tem potencial de proteção contra a doença, porém até o momento não há dados suficientes que nos indiquem quanto de anticorpos precisam ser produzidos para acontecer essa proteção, nem a duração deles, nem se variantes do vírus podem escapar destes anticorpos. . 

Mesmo que você tenha anticorpos contra o coronavírus, você precisa manter todas as medidas de prevenção do contágio, como manter distanciamento de outras pessoas, utilizar máscaras sempre que em público, fazer higienização frequente das mãos e manter os ambientes bem ventilados.

Se IgM e IgG derem positivo, significa necessariamente que tive contato com o novo coronavírus ou podem ser anticorpos para outros tipos de vírus?

Nas sorologias, podem acontecer reatividades cruzadas, ou seja, os reagentes do ensaio reconhecerem anticorpos semelhantes mas não específicos.  Isso não acontece apenas na COVID-19, mas também em outros testes laboratorias, por isso é sempre importante um acompanhamento médico, para que os dados laboratoriais sejam interpretados em conjunto com os dados individuais daquele paciente. Resultados falsos positivos estão mais associados a anticorpos das classes IgA e IgM.

Os ensaios disponíveis atualmente (anticorpos totais e IgG anti-RBD)  são sorologias que apresentam maior sensibilidade combinada a maior especificidade (ou seja, menor risco de reatividade cruzada).

Saiba também as relações entre os tipos sanguíneos e o Coronavírus.